NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Americanos não choram mais pelo leite derramado

Aparentemente, os americanos descobriram o responsável pelo país ter se transformado em piada para o resto do mundo. Sim, para a Geração Z o culpado é o leite. A campanha começou no TikTok (onde mais?) e agora existe um exército de desocupados fazendo bullying. O fenômeno é conhecido como “milk shaming”.

Antes de mais nada, “milk shaming”, ao contrário do que possa parecer, não é um título de um filme pornô... Basicamente, nos Estados Unidos, adolescentes imberbes passaram a filmar pessoas comprando leite nos supermercados. E publicando imediatamente esses vídeos no TikTok. Qual o objetivo? Deixar as pessoas constrangidas.

Acredite quem quiser, a Geração Z quer que as pessoas consumam leite de aveia, de caju, de soja. Por favor... Pior ainda: se acham moralmente superiores por fazer esta escolha. Para eles, o leite é ruim para o meio ambiente e causa as mudanças climáticas.

O mais incrível é que essa mentalidade foi gerada por um marketing agressivo contra o setor lácteo nos Estados Unidos. Quem começou tudo isso? Empresas que comercializam leite vegetal. Nada como o bom e velho capitalismo. Porém, qual seria o problema com o leite de vaca? As questões principais são seu impacto no meio ambiente, os maus tratos aos animais na produção em massa, e a dificuldade do corpo humano adulto em ingerir leite.

Claro que o rebanho bovino tem a sua parte na ebulição global. O efeito estufa, por exemplo, é reforçado principalmente pela criação de gado para a produção de carne. A pecuária é responsável por pelo menos 12% das emissões de gás da atividade humana, segundo o relatório das Nações Unidas publicado em dezembro de 2023 (os dados consolidados do estudo são de 2015). Porém, a maior parte do problema está no uso dos combustíveis fósseis. Mas aí a Geração Z não vai fazer campanha no TikTok. Até porque eles sabem que jamais terão dinheiro para comprar um carro...

O fato é que as Gerações Y e Z tem um compromisso muito forte com a causa ambiental. Por isso, acreditam que o “milk shaming” está salvando o planeta. A situação ficou tão séria que o setor leiteiro dos EUA tem investido em campanhas de conscientização sobre a bebida. É o caso da “OK2Milk”, divulgada em diversas plataformas e estrelada pela artista, atriz e comediante Queen Latifah. Bem, aí fica difícil. Se é para provocar um impacto nas novas gerações somente a Sydney Sweeney tem carisma suficiente para fazer as pessoas prestarem atenção no leite...

Da Equipe de Articulistas