NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...
Na batalha de Lives de NPC quem perde é o público
Uma das lições aprendidas em 20 anos de ZeroZen é que nada é tão ruim que não possa piorar. Agora, o fenômeno das Lives de NPC, uma das provas cabais de que o apocalipse se aproxima, ganhou as ruas. Sim, não basta o TikTok. Os influencers (sic e sci-fi) foram para a rua.
Toda ação aconteceu no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). No dia 10 de outubro uma série de pessoas desocupadas resolveu atingir o nível máximo de vergonha alheia. Alguns criadores de conteúdo se reuniram para essa batalha de NPCs. Para quem está com preguiça de procurar o outro texto da ZeroZen sobre o assunto NPC é uma sigla em inglês para "personagens não jogáveis".
Essas lives (transmissões ao vivo pela internet) do tipo NPC surgiram no TikTok. Nos vídeos, os influenciadores agem como aqueles personagens figurantes nos videogames. Só isso já seria demais. Mas eles só respondem ou realizam ações apenas quando recebem presentes. Ou seja, só fazem uma ação quando ganham algum valor monetário. E, pasmem, milhares de seguidores estão dispostos a jogar dinheiro fora.
Mas alguns tiktokers resolveram criar uma batalha no mundo offline. Eles ficaram lado a lado no vão do Masp mendigando trocados. Os transeuntes colocavam dinheiro - em espécie - para os influencers. Depositavam grana em urnas, em troca dos mesmos gestos repetitivos e sem graça.
Resultado desse vexame público? Bem... De acordo com os tiktokers, um dos presentes teria recebido R$ 10 mil. Peraí... Quem leva 10 mil reais em espécie. Quem sai com tanto dinheiro no bolso? E ainda: em São Paulo? A ZeroZen está pensando seriamente em colocar uma urna na Rua da Praia. Enfim, em tese, youtuber e streamer Bruno Goes, conhecido como Nobru, teria recebido a bolada.
Agora, essas lives de NPC invadiram o território dos artistas de rua. Sim, aquele cara que imita uma estátua é um NPC. A única diferença para o pessoal do TikTok é que ele não sabe ganhar dinheiro...