NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Live de NPC? Isso é coisa de PNC...

A cada dia que passa o apocalipse fica mais evidente. Uma das provas cabais disso é a live de NPC. Aliás, essa aberração pode abrir uma nova seção na ZeroZen que seria: nosso motivo anual para falar do TikTok. Por que quem navega nessa rede social foi surpreendido por transmissões ao vivo de pessoas vestidas como personagens de videogame, repetindo bordões e movimentos robóticos. Ou poderia ser também o começo de um vídeo no Pornhub...

Antes de mais nada é preciso explicar o que é um NPC para a patuleia, para a malta, para massa ignara. Bem, a sigla significa non-playable character (personagem não jogável, em tradução literal). São aqueles figurantes que aparecem nos games para dar ao jogador uma missão secundária. Então, eles não têm muito espaço na trama principal, nem muitos diálogos programados.

No TikTok o público envia presentes ou dinheiro. Então os streamers reagem com frases e gestos específicos. Só que tem mais o público paga para decidir o que o personagem vai fazer a seguir. É tudo muito infantilizado, excêntrico e escalafobético. Mas - e aí vem a parte incrível - essas lives se tornaram uma lucrativa fonte de renda para criadores de conteúdo! Isso se você tiver coragem de chamar Live de NPC de conteúdo.

Aliás, a situação é tão absurda que o próprio TikTok que acabar com essa palhaçada. De acordo com a gigante chinesa: fazer transmissões ao vivo com conteúdo "repetitivo, não autêntico e degradante para induzir os espectadores a enviarem Presentes" não é uma boa ideia. Bem, isso basicamente também define a programação de domingo da TV aberta, mas deixa pra lá..

O youtuber Felca travou uma guerra pessoal contra as lives NPC no TikTok. Ganhou, verdade seja dita, um monte de dinheiro, mas acabou doando o lucro para instituições de caridade. Aliás, os Tiktokers (sic e sci-fi) mais bem sucedidos chegam a faturar entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por dia! Peraí. Isso é mais do que a ZeroZen ganhou em 20 anos de vida. Definitivamente, live de NPC é coisa de PNC...

Da Equipe de Articulistas