NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...
South Summit: empreendedor não tem direito a zona de conforto
Porto Alegre em peso foi para o South Summit. A malta, a turba, a massa ignara de "startupeiros" foram em busca de bons negócios nos Armazéns do Cais Mauá. Só para descobrir que a vida não é tão simples. Se 200 pessoas gostaram do seu produto você não ficou rico. Pelo menos não até alguém realmente fechar algum negócio.
Mas o fato é que o South Summit foi feito para tirar o empreendedor gaúcho da sua zona de conforto. Em um calor tórrido, beirando os 36° C, o Cais Mauá era uma filial do inferno. Ar-condicionado? Nem pensar. Hora de mudar o mindset para um encontro no polo norte. No mundo dos negócios é preciso suar a camisa. E foi exatamente o que aconteceu com quem se atreveu a ir ao South Summit.
South Summit é um evento que teve a sua origem na cidade de Madrid, na Espanha. Possui por objetivo oportunizar conexão entre empresas, investidores, startups e empreendedores a fim de gerar resultados e negócios. Beleza. Mas o melhor negócio era vender sombra e água fresca. Por que não tinha como não ser atropelado pelo mar de gente. Basicamente, toda Porto Alegre estava reunida no evento.
Além disso, o evento tem como intuito atrair novos negócios e investimentos para diversos segmentos da economia, através de ligações com fundos de investimentos internacionais, corporações globais, clusters e hubs. Já deu para perceber que o South Summit Brasil gosta de palavras em inglês. O evento não tem palestrantes, mas os speakers abundam. Todo mundo tem um palpite para dar.
Já que o evento busca reunir empresas em destaque para troca de experiências e conhecimentos. A ZeroZen pretende se inscrever para palestrar no ano que vem. O tema já está definido. Vamos falar de: "Como ser um fracasso consistente: 20 anos sem ganhar dinheiro na internet". Ninguém tem tanto "know-how" em matéria de decisões equivocadas. Além disso, temos certeza que uma palestra com esse título não atrairia ninguém, o que mostra que a gente é mesmo um fracasso consistente.
Por fim, uma dica da ZeroZen a todos os empreendedores brasileiros. Fiquem na zona de conforto. Ela é ótima, é quando você tem o melhor resultado com o mínimo de esforço. Se tudo der certo, você vai ser derrotado pela preguiça e vai desistir de abrir um negócio. Não precisa nem agradecer...