NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...
Mondrian e a arte de cabeça pra baixo
A ZeroZen é especialista em arte? Segundo o nosso setor jurídico, sim. Tanto que de tempos em tempos um advogado nos liga e pergunta: "já fizeram arte de novo, não é?". Porém, mesmo com todo o nosso cabedal, jamais poderíamos imaginar a pegadinha do malandro criada pelo artista abstrato holandês, Piet Mondrian. Há 75 anos uma obra dele está pendurada de cabeça para baixo. E ninguém notou!
A imagem foi criada em 1941 por Mondrian. É, digamos assim, uma complexa rede entrelaçada de fitas vermelhas, amarelas, pretas e azuis. Parece fora de contexto? Calma. A obra é intitulada New York City I. Ou seja, em tese, é uma representação da cidade e foi exibida pela primeira vez no MoMA de Nova York, em 1945. Porém, desde 1980 está em exibição no museu Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, em Düsseldorf, na Alemanha.
Justamente nesse museu, uma historiadora da arte, Susanne Meyer-Büser, desconfiou de alguma coisa errada. Aparentemente, a forma como a imagem está pendurada mostra as linhas multicoloridas engrossando na parte inferior. Até aí nada demais. Contudo, essa representação sugere uma versão extremamente simplificada de um horizonte.
Todavia Susanne pesquisando sobre Mondrian afirma que a obra está ao contrário. Por quê? Bem, o espessamento da grade deve estar no topo. Ou seja, em vez de um horizonte surgiria a representação de céu escuro. A historiadora da arte está convicta da sua descoberta. “Estou 100% certa de que a imagem está ao contrário.”
Mas... muita calma nessa hora. Essa questão levanta mais perguntas do que respostas. Por que Mondrian ia querer um céu escuro, sombrio e sem esperança? Isso serviria melhor para representar Seattle. Ou até mesmo o eleitorado de São Paulo. Talvez o céu escuro fosse uma representação da Semana Farroupilha com a sua overdose de churrascos simultâneos. Fica realmente difícil saber a intenção do artista. Não dá mais para perguntar. Mondrian morreu em 1944. A não ser é claro que você seja um discípulo do Chico Xavier.
Enfim, a ironia do destino é que apesar da descoberta nada pode ser feito. Susanne Meyer-Büser explicou que, se a obra fosse pendurada do lado certo agora, ela poderia se desintegrar. Então a solução para os frequentadores do museu Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen é simplesmente plantar uma bananeira na frente da obra...
P.S.: O incauto zeronauta pode estar pensando: eu poderia ter feito algo melhor do que isso na quinta série e essa imagem ainda está de cabeça para baixo! Sim, o incauto zeronauta está correto! E adivinha: nós não ligamos a mínima.