NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Tem jogo no Exército brasileiro

O Exército brasileiro é reconhecido mundialmente pela sua capacidade de pintar o meio fio das cidades brasileiras. Fora disso, coleciona uma quantidade memorável de fracassos. Nem é culpa da instituição. Afinal de contas, o Brasil não nasceu para guerra. Nossa alma pede sombra e água fresca. Porém, o Exército resolveu se modernizar e vai fazer um jogo de tiro.

A ZeroZen vai dar um tempo para o atilado leitor absorver a informação. Sim, as Forças Armadas aprovaram um orçamento de R$ 3,9 milhões para criar o “Missão Verde-Oliva”. O objetivo é popularizar as forças militares do Brasil entre os jovens gamers. Bem, se o exército quer contar com aquele jovem que passa o dia inteiro comendo Cheetos, tomando fanta e jogando LOL, Fortnite, PUGB, DOTA e outros menos votados... A gente tá ralado. Em três dias a Venezuela invade e toma conta do nosso país...

Enfim, essa sequer é uma ideia original. Na verdade, o projeto Missão Verde-Oliva tem sua inspiração em “America’s Army”, uma franquia de jogos de tiro em primeira pessoa desenvolvida pelo exército dos Estados Unidos em parceria com a Ubisoft e os estúdios da Sega em São Francisco. O primeiro game foi lançado originalmente em 2002. Foi, pasmem, um sucesso e garantiu três sequências em 2003, 2009 e 2013.

Agora vem a sutileza. De fato, America’s Army se transformou em uma ferramenta de propaganda do Exército americano. Só que para isso acontecer o Tio Sam desembolsou o equivalente a R$ 200 milhões. Então, a quantia de quase R$ 4 milhões não é necessariamente um valor exorbitante. O problema é que se trata do dobro do investido pelo Ministério da Defesa no apoio à presença brasileira na Antártida. Inclusive, esse mesmo valor do jogo é o equivalente de todo o montante que foi aplicado em pesquisa aeroespacial durante 2020.

Mas o Exército sabe que não dá para fugir, digo, fazer uma retirada estratégica para o espaço nem para o Polo Sul. Por isso, as Forças Armadas cogitam buscar parcerias com empresas para a viabilização de patrocínio adequado. Aliás, o plano é que o jogo esteja pronto em 2026! Considerando o orçamento, dá para ter certeza que vai ter os melhores gráficos que o PS1 já viu...

Da Equipe de Articulistas