NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

O Touro de Ouro da Bolsa e o nosso maior produto de exportação

O Brasil é um daqueles países que consegue atingir o fundo do poço e mesmo assim seguir afundando. Mesmo com a economia em frangalhos, alguém achou que era uma boa ideia colocar um Touro de Ouro na frente da Bolsa de Valores, no Centro de São Paulo. A iniciativa gerou uma série de protestos, só que ninguém percebeu que essa é uma excelente oportunidade para divulgar o nosso maior produto de exportação.

Um dos protestos mais contundentes contra o Touro de Ouro foi feito por integrantes da ONG SP Invisível. Eles organizaram um churrasco para pessoas em situação de rua. Com o preço que está a carne, poderiam ter comprado a Bolsa inteira e ainda sobrava troco.

A organização não governamental alegou que o Touro simboliza o progresso e a economia melhorando. Só que o número de pessoas morando na rua, desempregadas, aumentou. Atualmente, mais pessoas estão passando fome e precisando de comida. Muitas famílias passaram a comprar ossos de boi nos açougues e lutar por restos de comida em caçambas de descarte.

Mas o que a ONG não percebeu é que o Touro de Ouro não necessariamente pode ser um símbolo de prosperidade. Na verdade, ele serve para vender o nosso maior produto de exportação: o chifre. Sim, que outro país domina tanto a arte de ser corno?

Não é exagero. A música mais tocada nas rádios? O sertanejo universitário. O nosso chifre é mais bem preparado tem até faculdade. Em um país tão esculhambando com tantas mudanças, a cornitude é nossa única certeza, nossa única constante.

Então, o Touro de Ouro também pode ser o Touro do Chifre. E isso o tornaria aceito por toda a sociedade. Aliás, se o Touro tivesse como objetivo ser presidente bastava pedir: "quem for corno vote em mim". Ganhava fácil no primeiro turno...

Da Equipe de Articulistas