NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Fé demais no Cristo de Encantado

Tamanho é documento? Para a cidade de Encantado no Rio Grande do Sul: sim. O município resolveu mostrar que tem fé demais para oferecer. Está construindo uma estátua de Jesus Cristo de 43 metros de altura, incluindo o pedestal. Isso equivale a praticamente um prédio de 15 andares. Detalhe: o Cristo Redentor - monumento mais famoso do Rio de Janeiro - tem 38 metros.

Alguém pode pensar que se trata de uma provocação religiosa contra os moradores da cidade maravilhosa. O carioca, como se sabe, é um povo muito religioso. Tanto que o Rio de Janeiro é o paraíso do jogo do bicho, por isso toda a semana a grande maioria da população faz aquela "fezinha".

A história viralizou nas redes sociais. Até o prefeito do Rio, Eduardo Paes, entrou para a turma da zoeira dizendo que fazer uma estátua de 43 metros é fácil. Difícil é ter a vista do topo do morro do Corcovado. Ele não deixa de ter razão. Mas a cidade de Encantado está fazendo um negócio milagroso (sem trocadilho).

Cristo Protetor ou Rio Grande do Sul maior em tudo

O Cristo Protetor, como vai se chamar a estátua, deve ficar pronta no fim deste ano. Só a cabeça pesa 40 toneladas e levou em torno de três meses para ser esculpida. O custo total da obra será de R$ 2 milhões. A maior parte da verba veio de doações de acordo com uma organização local chamada Associação Amigos de Cristo (AACristo). O símbolo religioso vai mandar as suas boas vibrações do alto de uma pequena colina de Encantado. A vista será do Vale do Taquari.

E tem mais. Um elevador será instalado dentro da estátua e vai levar os turistas a um mirante no alto do coração de Cristo. “Será uma abertura de vidro de onde as pessoas poderão filmar e fotografar o vale”, declarou o supervisor de projeto Artur Lopes de Souza.

O Cristo gaúcho foi idealizado por Adroaldo Conzatti, ex-prefeito de Encantado que morreu em março devido a complicações da Covid-19. Curiosamente, a estátua será a terceira estátua de Jesus mais alta do mundo, atrás de uma estátua de 75 metros atualmente em construção no México e um monumento de 52 metros na Polônia. No México a estátua receberá o nome de Cristo Tequila. Na Polônia o nome oficial ainda não foi definido. Tudo que se sabe é que terá 17 consoantes...

O objetivo é impulsionar o turismo na região. É uma ideia que faz sentido. Por exemplo, a estátua do Cristo Redentor é uma das atrações turísticas mais famosas do Brasil. O Didi não tem mais idade para escalar estátuas, mas pode vir dar uma volta de elevador. Aliás, a ideia é tão boa que Porto Alegre poderia copiar. A capital poderia criar uma estátua ainda maior e chamar de Cristo Alegre. Como a vista será para o Guaíba, essa será a única estátua de Cristo com um prendedor no nariz...

Da Equipe de Articulistas