NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Em Passo Fundo o mundo do crime é abençoado

O ano de 2020 foi estranho. Mas em 2021 tudo iria voltar ao normal. Então, Passo Fundo no Rio Grande do Sul conseguiu quebrar todos os recordes de bizarrice ao revelar a existência de um novo tipo de assaltante. Por mais difícil que seja acreditar, o padre Elizeu Lisbôa Moreira assaltou três estabelecimentos e foi preso. Isso é levar o versículo de Lucas 23:34 "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" um pouco longe demais.

O padre larápio foi detido em flagrante. Ele emendou uma série de roubos em sequência. Será que ele jogou GTA demais? Enfim, o inusitado gatuno atacou dois mercados e uma farmácia do município gaúcho. Moreira carregava uma pistola de brinquedo. Na fuga, usou um veículo pertencente à arquidiocese de Passo Fundo, avaliado em cerca de R$ 100 mil. Os crimes ocorreram em um curto período de tempo, pouco mais de 1h30.

O arcebispo dom Rodolfo Luís Weber se disse chocado com a prisão do padre. Porém, confessou que Moreira passou por acompanhamento psicológico a exemplo de outros seminaristas. O detalhe é que, recentemente, o padre cambalacheiro precisou de tratamento psiquiátrico. Para piorar a situação, Moreira deixou de tomar sua medicação e por isso pode ter cometido os crimes.

Talvez as vozes na sua cabeça não fossem uma inspiração divina e sim um sinal de esquizofrenia. De qualquer forma, a ação do padre pode ser explicada de outra forma. Ele pode ter ido curtir um inferninho nas suas horas de folga. Então, depois de descobrir a felicidade naquele ambiente esfumaçado, pensou "se o inferninho já é bom, então o inferno deve ser ainda melhor". Pronto! Surgiu o primeiro padre assaltante. E também apareceu a prova definitiva que não será em 2021 que a vida voltará ao normal...

Da Equipe de Articulistas