NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

O destino hipotético dos hipopótamos de Pablo Escobar

A ZeroZen se orgulha de possuir mais de 20 anos da assim chamada sabedoria das ruas. Basicamente, isso nos torna especialistas em qualquer tipo de assunto. Porém, com muito mais consistência que o seu tio ou parente distante que manda teorias de conspiração em grupos de Whatsapp. Por isso, a gente não ficou surpreso quando o governo colombiano procurou essa impoluta revista para resolver um problema de hipopótamos!

Tudo começa na década de 80. No auge do narcotráfico, Pablo Escobar teve uma ideia brilhante. Por que não construir um zoológico particular. Dinheiro definitivamente não era um problema. O patrão pagou algo em torno de US$ 5,5 milhões em dinheiro. E levou para a Colômbia elefantes, zebras, girafas, dromedários, búfalos, cangurus, flamingos, avestruzes e - essa é a parte importante - quatro hipopótamos.

Veja bem, Pablo Escobar realmente se dedicou ao seu empreendimento. No total, o zoológico tinha 1.200 espécies. Elas podiam ser vistas por quem passava de carro pelos arredores da fazenda. Só que Pablo morreu e a propriedade da Hacienda Nápoles passou para o governo colombiano. A imensa maioria dos animais foi remanejada para zoológicos da Colômbia e de outros países. Porém, os hipopótamos ficaram por lá. Afinal de contas, taí um animal difícil de ser percebido na natureza.

Os quatro hipopótamos seguiram a receita da Bíblia: "crescei e multiplicai-vos". Atualmente, existem 50 na região da Hacienda Nápoles. Como se trata de uma espécie invasora, os cientistas ficaram preocupados. O biólogo da Corporación Autonóma Regional de las Cuencas de los Rios Negro y Nare (Cornare) David Echeverri garante que os animais são um perigo. “Administradores de fazendas próximas à Nápoles nos contaram que já viram um cavalo morto, com marcas de mordida e pisoteado, e também soubemos de bezerros atacados”, afirmou.

O maior medo é que os hipopótamos cheguem ao Rio Magdalena, o principal do país. A partir daí, eles poderiam se espalhar pelos países vizinhos e dar início a era dos hipopótamos. Parece piada? Acredite quem quiser, na África, eles matam 500 pessoas por ano!

Peraí? Como assim? Como é que toda essa gente não percebe a chegada de um hipopótamo? Esses animais atacam de noite no modo furtivo? Ou escalam uma árvore e pulam em cima das suas vítimas indefesas? Isso deve ser um dos grandes mistérios da natureza...

De qualquer forma, a ZeroZen tinha de dar uma resposta para o governo colombiano. Qual seria o destino desses animais? Em tempo, enviar os animais para zoológicos não é uma opção. Simplesmente, não há interessados. Tudo porque eles são animais que se reproduzem bem em cativeiro, então não há uma grande demanda". Então, o que resta a fazer? Simples. Já que os hipopótamos são de Pablo Escobar, eles precisam virar pó...

Da Equipe de Articulistas