NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...
A cruz que o Playstation precisa carregar
E que tal essa? É a ZeroZen em busca de audiência. Sim, nada como apelar para a ingenuidade dos mi-mi-milênios. Esse foi um verdadeiro título click bait só para atrair atenção dos desavisados. Bem, verdade seja dita, o console criado pela Sony tem mesmo uma cruz, que fica exatamente no lugar do X.
Tudo começou quando a conta oficial da PlayStation no Reino Unido resolveu acabar com uma das maiores certezas do mundo gamer. Eles usaram o twitter para avisar que o famoso botão ‘Xis’ é, na verdade, o botão ‘cruz’. Sim, oficialmente um dos botões do DualShock recebe esse nome. Não é uma pegadinha de primeiro de abril, é falta de noção da Sony mesmo!
A revelação veio depois que a conta do PlayStation perguntou a seus 17 milhões de seguidores como chamavam ao botão X do joystick. O bom senso prevaleceu. A maioria (81%) confirmou que o conhece por "xis". Os 19% restantes mandaram o sujeito que fez a enquete carpir um lote. Afinal de contas, quem tem um Playstation sempre chamou o botão X de - ora vejam só - botão X.
Todavia, para a Sony, o populacho, a patuleia, a turba, a malta, a escumalha está errada. O nome oficial do botão é "cross" (cruz) e ponto final. Porém o X da questão (sem trocadilho) é por que a Sony não avisou isso antes? Aliás, quem se importa? Mais ainda: o controle do Xbox é X e Y ou cruz e Y? Bem, se você comprou o console da Microsoft está feliz jogando Minecraft a 60 frames (mas sabe que os melhores games dessa geração pertencem a Sony, ou seja, você tem o controle certo no console errado).
O DualShock, como é chamado o controle do PlayStation, tem o mesmo formato desde o PS1, lançado nos anos 1990. Logicamente, existem algumas pequenas alterações entre as diferentes versões do console. Porém a estrutura básica de analógicos paralelos e botões com símbolos geométricos permanece intocada. Inclusive o botão X (toma essa, Sony!) é o mais acionado nos jogos.
Graças ao Twitter o mundo sabe que desde o seu começo o Playstation carrega uma cruz. Também graças ao Twitter o mundo descobriu que os japoneses não sabem desenhar uma cruz...