NÃO INTERESSA A NINGUÉM, MAS...

Celular dá chifre, pelo menos é o que diz a ciência

Como a ZeroZen se dá ao trabalho de discutir algo assim? Fácil. É só criar uma seção irrelevância máxima. Pois é, acredite quem quiser, uma pesquisa publicada em 2018 na renomada revista Nature sugere a inacreditável hipótese de que o hábito de usar aparelhos eletrônicos é capaz de criar uma malformação na região posterior da cabeça, entre a nuca e o crânio.

Aparentemente, o chifre não tem nada a ver com as mensagens que a sua esposa recebe às três da manhã. Dois cientistas australianos, David Shahar e Mark Sayers, da University of the Sunshine Coast, afirmam que as pessoas passam muito tempo nos aparelhos celulares, tablets e produtos similares com a cabeça projetada para frente. Isso acabaria gerando uma deformação.

Os cientistas afirmam em seu trabalho: “Nossa hipótese é que a EEOP [protuberância occipital externa ampliada, sigla em inglês] pode estar ligada a posturas aberrantes irregulares associadas ao surgimento e uso extensivo de tecnologias contemporâneas que requerem o uso das mãos, como smartphones e tablets”.

Em tese, os chifres humanos surgem, pois o peso da cabeça é transferido dos músculos do trapézio para os da nuca, causando crescimento ósseo nas conexões ligamentares e dos tendões. Certo. Algum cantor sertanejo poderia avisar que muitos chifres surgem após a frase "Oi, sumida". Mas é melhor deixar pra lá...

Na revisão científica feita pelos pesquisadores, eles relatam que “esta é a primeira documentação da adaptação do esqueleto humano e fisiológica causada pela tecnologia digital”. Essa informação foi republicada por vários sites de renome como o Washington Post , NBC, Newsweek e, é claro, a ZeroZen.

O interessante é que esse abuso na utilização da tecnologia é amplamente documentado pela ciência. Inclusive, existe a texting thumb. Seria uma espécie de síndrome do túnel do capo, uma compressão do nervo responsável por emitir sinais para o dedão, indicador e dedo médio.

O interessante é que as projeções (Olha que excelente eufemismo para chifre. Fica muito melhor dizer que você ganhou um par de Projeções da sua esposa. Isso é uma espécie de corno gourmet). parecem maiores para certas amostras de pessoas mais jovens. Ou seja, as gerações mais jovens estão desenvolvendo chifres na cabeça. O que, evidentemente, explica o sucesso do sertanejo universitário...

Da Equipe de Articulistas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina