O loser e a falência previsível
O loser vai falir algum dia. É só uma questão de tempo. Claro que o perdedor é extremamente hábil na arte de sobreviver sem dinheiro algum. Na maioria das vezes, ele usa a grana de outra pessoa. Mas mesmo o mais habilidoso acaba por ficar completamente sem dinheiro.
O loser ganha pouco e gasta muito? Não necessariamente. A primeira parte é verdade. O salário fica sempre na faixa entre o quase nada e o menos ainda. Não dá para pagar as contas. Mas é claro que o perdedor sabe disso.
Aliás, tanto sabe que não vai pagar conta nenhuma. A não ser quando for absolutamente necessário. Então a preocupação só começa quando alguém bate à porta com uma ordem de despejo. Essa é a hora perfeita para começar a se preocupar em pagar o aluguel.
Mas como fica o loser na falência previsível? Bem, a família sabe que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. O que ela faz? Normalmente assiste a tudo de camarote. Possivelmente compra um monte de pipoca e refrigerante. Vai ver lentamente a vida se esvaindo do perdedor, além, é claro, de torcer descaradamente pelos credores.
A salvação do loser é a mesma tática usada pela grande maioria dos brasileiros: empurrar tudo com a barriga até se aposentar. Daí para frente é só fazer um empréstimo consignado atrás do outro e deixar o problema para a próxima geração...
Lembre-se sempre daquelas frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
As coisas pioram.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.