4losers.jpg


A Arte da Derrota 2024

O loser não é pobre. É falido e mal pago. Há uma diferença. O loser teve algo e perdeu. Como sempre. O loser vai ter de volta aquilo que perdeu? Não. Vai perder de novo? Com certeza.

É assim que as coisas funcionam. Os intermédios podem variar. Mas o final é sempre o mesmo.

A derrota é uma arte que precisa ser aperfeiçoada. Não é qualquer derrota que vai derrubar uma criatura. É preciso ajuda. Vícios diversos e falsos conselheiros para facilitar as coisas.

O loser precisa saber que espécie de derrota ele quer: uma sustentável ou uma para chutar o pau da barraca. Como sempre numa derrota desse tipo, o loser precisa se certificar que está do lado de fora da barraca. O que quase sempre não acontece.

Não conte com a sorte. Ela não costuma se apresentar para serviço de um loser. Isso não deveria ser necessário lembrar, nessa altura do campeonato. Mas com um derrotado nunca se sabe.

O loser precisa dividir derrotas para alcançar o resultado desastroso esperado. Otimizar a derrota em várias partes. Nunca é uma derrota só. Não é o suficiente.

Articular complexas manobras de defesa: “Deixa assim”. Não fazer nada é melhor do que fazer alguma coisa ou conselhos como, “não mexe nisso que só vai piorar as coisas”.

Pois mexer nisso é exatamente o que o loser vai fazer. E piorar as coisas é o que vai ser alcançado.

Potencialize suas derrotas. Como? Aí você já está querendo saber demais...

Lembre-se sempre daquelas frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:

Você não faz as probabilidades.

O pior ainda está por vir.

As coisas pioram.

Aprenda a perder. Você vai precisar.

Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.

E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.