4losers.jpg


O Poder da Negação Constante

Em 2007 a ZeroZen escreveu um texto no qual mencionava o poder da negação constante. Essa que é uma das mais poderosas armas do arsenal do loser. Como havia muito a ser dito sobre o tema, o final da coluna dizia: "como veremos a seguir". Mas nada aconteceu na edição seguinte. Até que resolvemos tomar vergonha na cara. Ou seja, finalmente a gente fez a continuação do texto! Só levou 15 anos! Bem menos do que o George R. R. Martin vai precisar para terminar a saga da Guerra dos Tronos...

Como o estudo dos losers ainda segue ignorado pela ciência cabe a ZeroZen deslindar os meandros dessa categoria da sociedade. Uma característica que facilmente identifica um perdedor é a capacidade de negação constante. O loser nega a ciência, a lógica, o bom senso, nega todas as possibilidades de sair da situação em que se encontra.

O verdadeiro loser vai negar que perdeu o emprego, vai negar que está se divorciando, vai negar que está ficando careca. Essa é a sua tábua de salvação, seu resquício de esperança. A negação constante é uma arte e demanda um esforço por parte do perdedor.

Mesmo diante de uma doença incurável, o loser vai negar que ela existe. Normalmente, ele vai dizer algo como: "Deus proverá". Possivelmente vai se tornar um evangélico na esperança de virar amigo do Ministro da Educação para receber barras de ouro ungidas pelo Espírito Santo, digo, Banco Central.

Outro uso fundamental da negação constante é no empreendedorismo. O loser vai acordar com a brilhante ideia de investir, por exemplo, em uma locadora de vídeo. Mesmo que todos seus amigos digam ao contrário, ele vai torrar todas as suas economias em uma ideia sem sentido. E isso, é claro, explica o porquê tem gente investindo em criptomoedas...

A ZeroZen vai escrever outro texto sobre o assunto? Não dá para negar que é uma boa ideia. Mas ninguém tem pressa em completar essa trilogia. Até porque daqui a 15 anos boa parte da nossa redação já vai estar comendo resto de bauru no calçadão ou em um asilo, o que vier primeiro.

Esse For Losers Only é dedicado.

Lembre-se sempre daquelas frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:

Você não faz as probabilidades.

O pior ainda está por vir.

As coisas pioram.

Aprenda a perder. Você vai precisar.

Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.

E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.