As Pessoas Tóxicas
Ao contrário do que possa parecer, esse texto não vai analisar a relação do loser com os traficantes. Não é desse tipo de tóxico que estamos falando. Na verdade, uma pessoa tóxica é um ser vitimista, que passa o tempo inteiro lamentando de suas "desgraças", mas não faz absolutamente nada para mudar sua situação.
Mas é claro que se pode argumentar que essa é a função social do loser. Afinal de contas, ele não faz nada para mudar o seu estágio natural de inércia. Logo, por que ele precisaria de uma pessoa tóxica ao seu lado? É como se o diretor de um filme escalasse duas pessoas para fazer o mesmo papel.
Porém, o loser sabe que uma de suas mais importantes táticas de sobrevivência é nunca ser o centro das atenções. Ou seja, quanto menos as pessoas lembrarem que ele tem mais de 30 anos e ainda mora com os pais, melhor. Então, a solução é arranjar alguém ainda mais negativo e derrotista do que ele.
Por isso, o loser se cerca de pessoas tóxicas. Elas são essenciais para a sua sobrevivência. Na maioria das vezes, o perdedor deixa o seu clone trombeteando suas lamúrias para a sua família e vai até a cozinha filar a janta. A conversa da pessoa tóxica é tão deprimente que os pais percebem que seu filho nem é tão incompetente assim...
Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um loser em sua existência:
Você não faz as probabilidades.
O pior ainda está por vir.
As coisas pioram.
Aprenda a perder. Você vai precisar.
Desistir ou não desistir? O importante é não tentar.
E um conselho final: a melhor auto-ajuda ainda é a masturbação.