FIFA 10
Existe realmente necessidade de um novo FIFA a cada ano? Em poucas palavras: não. Entrando em detalhes: não da forma como a EA Sports explora suas franquias. Pois convenhamos pouca coisa muda de um ano para outro. Pois analisando friamente um FIFA pode essencialmente trazer modificações em três áreas: escalações dos times atualizadas, melhores gráficos e uma jogabilidade aprimorada.
As escalações costumam ter pequenas falhas ou omissões por causa de questões licenciais, leia-se mais dinheiro. Este ano Corinthians, Santos, Grêmio, Internacional e Vitória tem uniformes e escudos diferentes dos oficiais.
Já os gráficos só mudam se um novo engine 3D for desenvolvido. O que não acontece com muita freqüência, pois encareceria o produto final.
E quanto a jogabilidade essa é fácil: nunca muda. Sério. Você pode pegar o FIFA de qualquer ano, que não vai ter dificuldade em dominar as manhas do jogo em questão de minutos. Afinal é futebol, que, ao contrário da ortografia da língua portuguesa, não muda de regras a toda hora...
Por isso, não causa necessariamente muita surpresa que FIFA 10 seja praticamente igual ao FIFA 09. Afinal foi desenvolvido novamente pelo pessoal da EA Canadá, e é, outra vez, uma versão inferior daquela feita para XBOX 360 ou PS3. Sendo que a edição para PC não traz nem o novo “Drible em 360°” ou o modo "Virtual Pro" das versões para consoles. Sendo que a ausência do modo "Virtual Pro" significa que outra vez não é possível fazer partidas 10 vs. 10 online.
O jogo traz apenas os conhecidos modos "Seja um profissional" e “Treinador”. O que torna essa versão virtualmente igual a do ano passado, só com uma capa e uma trilha sonora diferente. Mas com uma pequena diferença: a inclusão do modo treino, que estava presente até mesmo na versão para PS2 do FIFA 09, mas tinha sido criminosamente omitida no PC.
Por outro lado as mudanças na jogabilidade são tão sutis, que se ninguém lhe disser nada, você não vai nem notar. Afinal o computador ainda pode avançar pelo meio do campo sem que nenhum jogador do seu time faça qualquer coisa. A idéia de assistência, ainda é muito complexa para os desenvolvedores. Tudo fica na base do cada um por si e a inteligência artificial contra todos.
Diga-se de passagem o FIFA 10 mantém a mesma bizarra disposição padrão das teclas do FIFA 09, logo nada de novo nesse departamento também. Nada que não possa ser revertido, mas é realmente difícil entender o porquê desta mudança.
Outra coisa que não precisava mudar era o sistema de autosave, que agora é igual ao dos consoles. Sistema que de “auto” não tem nada, pois vai sempre parar tudo para perguntar o que você quer fazer. O conceito de “salvamento automático” significa exatamente o contrário para essa gente?
Quanto as gráficos nenhuma mudança: mesmo engine 3D, mesmos gráficos. Notem a colcha de retalhos que representa a torcida na versão para PC e compare com as versões para console. Não é exatamente o tipo de coisa que você esperaria ver num jogo da nova geração, quiçá no FIFA 2002. E olhe lá.
Já o som é de primeira. Na verdade os arquivos de áudio ocupam praticamente metade do espaço usado na instalação do DVD, que totaliza quase 7 GB. Até mesmo a narração nacional tem bom som, o que é uma coisa rara. No obstante, sua qualidade técnica os comentários de Paulo Vinicius Coelho, o PVC, e a narração de Nivaldo Prieto estão completamente fora de sintonia com o que está acontecendo em campo. Para ter uma idéia quando o Robinho pega na bola o narrador vai sempre, mas sempre mesmo, dizer algo como: agora vai ter ‘pedalada’. Mesmo que o jogador esteja pegando uma bola no campo de defesa.
Já a trilha sonora é vendida separadamente num CD duplo— quem ainda compra cds? e ainda por cima trilha sonoras?— sendo que os únicos nomes conhecidos são Wyclef Jean, do para sempre esquecido trio de hip-hop The Fugees, o duo indie Matt & Kim, que às vezes toca de madruga na MTV e os suecos do Peter Bjorn and John, também queridinhos indie. Nada que valha um sabugo, o que dirá um CD duplo.
Enfim, vamos repetir o básico: FIFA 10 para PC é igual ao FIFA 09, só muda a capa e a trilha sonora. Se isso é suficiente para você: divirta-se. O resto da humanidade deve investir na versão para XBOX 360 ou PS3...
Prós: Ano que vem tem mais.
Contra: Esperar que ano que vem seja melhor...
Requerimentos mínimos:
- Windows XP SP2 / Windows Vista
- CPU: 2.4 GHz
- RAM: 512 Megabytes (1 GB para Windows Vista)
- Placa de Vídeo de 128 MB
- Placa de Som - Compatível com DirectX 9.0c
- HD: 7 GB ou mais de espaço livre.
- LAN (Rede Local) - Compatível com TCP/IP - 2 e 8 jogadores
- Multiplayer On-line - 512 Kbps ou superior - 2 jogadores
- Multiplayer em LAN - 2 a 8 jogadores