FIFA 09

Todo ano é mesma coisa: um novo FIFA. Essa edição vem na esteira do sucesso do FIFA 08, que pela primeira vez ameaçou destronar o Pro Evolution Soccer(PES) do posto de melhor simulador de futebol do mercado. Mas, FIFA 09 é meio decepcionante tanto para aqueles que esperavam por grandes mudanças como para aqueles que achavam que time que está empatando não se mexe.

FIFA 09 foi desenvolvido pela EA Canadá- o que levanta uma pergunta que não quer calar: o que canadenses entendem futebol?- e publicado pela Electronic Arts para sua subsidiária EA Sports. A curiosidade é que Peter Moore, chefão da EA, cancelou todos títulos da EA Sports para PC em 2008, com exceção para a série FIFA. Mas a julgar pelo produto final talvez devesse ter cancelado esse também.

Em geral, FIFA 09 é um retrocesso em relação a versão anterior, o razoável FIFA 08. Aqueles que acusam a série FIFA de só mudar o jogador na capa vão ter uma surpresa. A configuração dos controles foi completamente modificada. Tipo, eles só mudaram as teclas de lugar, mas já serve para complicar a vida do jogador de primeira viagem. Ao menos não é nada que não possa ser revertido, afinal são mais de dez anos com a mesma disposição de teclas, por que diabos mudar agora?

O jogo possui também um novo sistema de colisão, algo que na verdade tinha sido tentado antes e não deu muito certo. E desta vez não é diferente. O sistema supostamente calcula a velocidade, peso e força dos jogadores quando se chocam. O resultado em tese é que um jogador baixinho, como digamos um Robinho da vida, sempre levará a pior contra zagueiros toscos. Mas a coisa é tão mal feita que quase não irá influenciar na jogabilidade, que fora isso continua a mesma.

No modo single player a edição desse ano além do já conhecido modo "Seja um profissional" e "Treinador" oferece também o modo "Torneio", exclusivo para PC. Onde é possível criar a própria copa, torneiro ou campeonato desde os times até os estádios.

Já para o publico brasileiro FIFA 09 traz apenas um campeonato nacional e os times da série A, logo nada de Corinthians esse ano. Sendo que desta vez apenas dois times brasileiros não permitiram o uso de suas marcas e uniformes: Goiás e novamente o Internacional. Alegando obscuras questões licenciais, leia-se mais dinheiro.

Quanto aos gráficos essa edição do FIFA 09 está longe de ser considerada de nova geração. As versões para PS3 e XBOX 360 são infinitamente superiores à versão para PC nesse quesito. Ao menos essa versão é melhor do que a do PS2, mas isso não é exatamente um consolo. Ao menos esse é um engine 3D novo, e talvez agora só precisem, como de praxe, umas três outras edições para aperfeiçoá-lo.

Quanto ao multiplayer, FIFA 09 não tem suporte para jogos 10v10 como seus irmãos de nova-geração. E traz de novidade apenas o estranho recurso "Adidas Live Season", que acompanha semanalmente a performance dos jogadores em seus campeonatos e o transporta para os jogos on-line e off-line. O tipo de coisa que vai ser abandonado pela EA em questão de meses e nunca mais terá utilidade alguma, se é que alguma vez teve.

Sendo que o FIFA 09 requer uma conexão com a internet mesmo para jogar off-line, pois precisa verificar se você realmente possui o jogo cada vez que for iniciado. O que é no fundo mais uma daquelas idéias de jerico da EA, que só servem para irritar e alienar os consumidores de jogos para PC.

Já a trilha sonora possui 42 canções de 22 países, a mesma mixórdia de world music, pop, tecno e rock da edição anterior, incluindo os queridinhos indie Black Kids com "I'm Not Gonna Teach Your Boyfriend How To Dance With You", o pessoal brazuca do CSS com "Jager Yoga" e a musa anti-Amy Winehouse Duffy com "Mercy". No fundo, nada que você queira ouvir mais de duas vezes ou num jogo de futebol.

Sendo que a edição nacional do FIFA 09 trás outra vez os comentários de Paulo Vinicius Coelho, o PVC, e narração de Nivaldo Prieto. Nada muito especial e feito com a natural preguiça das edições anteriores, mas ainda é melhor do que ter que ouvir o Milton Leite narrando...

No final das contas FIFA 09 não consegue manter a qualidade da versão anterior e voltamos a velha mania da EA de modificar o que está certo e manter o que está errado. Ou em alguns casos até mesmo piorar. O problema é que os erros da EA Sports já superam os poucos lampejos de criatividade e ocasionais acertos. E FIFA 09 definitivamente não é um deles.

José Cláudio Braga Jr.

Prós: Ano que vem tem mais.
Contra: Esperar que ano que vem seja melhor...

Requerimentos mínimos:
- Windows XP SP2 / Windows Vista
- CPU: 2.4 GHz
- RAM: 512 Megabytes (1 GB para Windows Vista)
- Placa de Vídeo de 128 MB
- Placa de Som - Compatível com DirectX 9.0c
- LAN (Rede Local) - Compatível com TCP/IP - 2 e 8 jogadores
- Multiplayer On-line - 512 Kbps ou superior - 2 jogadores
- Multiplayer em LAN - 2 a 8 jogadores

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.