Colin McRae: DIRT
Os jogos de rally talvez sejam a experiência definitiva em matéria de simuladores de corrida. A ausência de oponentes evita que o jogador tenha que conviver com a inteligência artificial tacanha dos seus rivais. Por isso é estranho ver a série Colin McRae tentar fazer em DIRT uma incursão pelo universo pé-de-chumbo da série Need For Speed.
Desenvolvido novamente pela Codemasters, DIRT é o sexto exemplar da franquia Colin McRae e marca uma mudança de foco na série, que deixa de ser somente uma simulação realista para fazer uma incursão pelo mundo arcade, ou quase.
O jogo ganhou um 'modo carreira' bastante parecido com o de RACE DRIVER: você disputa várias corridas em pistas e carros diferentes por algumas poucas voltas ou estágios. A coisa toda funciona da seguinte forma: se você se classificar entre os seis primeiros acumula pontos para abrir novos eventos. E se você chegar entre os três primeiros ganha prêmios em dinheiro para comprar novos carros. Tudo muito simples e direto ou quase.
Desde o início a intenção dos desenvolvedores parece ser tornar o jogo mais acessível ao público americano. Notem que a Codemasters até omitiu a palavra "rally" do título do jogo, na verdade até o nome de Colin McRae foi tirado do título, apesar de emprestar sua voz para os tutoriais e aparecer na capa do jogo. Mas em sua essência, DIRT ainda é uma simulação e, certamente, os vários estágios de rally no 'modo carreira' não vão deixá-lo esquecer disso.
Ao menos o jogo possui cinco modos de dificuldade, que vão do fácil, mas nem tanto, ao insanamente difícil. As corridas são curiosamente bem mais fáceis que os rallys. O que se justifica, em parte, pela inteligência artificial meia-boca dos oponentes. Mas o difícil controle dos carros e as estradas absurdamente estreitas tornam as corridas de rally muito mais difíceis e frustrantes.
Os danos no carro são realistas e influenciam o seu desempenho. Tanto que um acidente mais grave pode tirá-lo da corrida. Inclusive pela primeira vez na série é permitido reiniciar uma corrida. Numa clara concessão aos jogadores; digo pilotos de fim de semana. Não tem mais aquela coisa de fazer um estágio quase perfeito, mas cometer um erro na última curva e perder o rally. Tipo você ainda perdeu o estágio, mas ao menos pode tentar de novo, coisa que nunca foi permito antes.
Existem várias opções de ajustes e 'tunagem', todas devidamente explicadas por Colin McRae e seu co-piloto. Pois, apesar da apresentação simples muitas requerem um bom conhecimento de mecânica para proporcionarem alguma melhora no desempenho do carro. Uma omissão estranha é que não há possibilidade de escolher o tipo de pneu para cada corrida.
Os gráficos são um dos destaques de DIRT. O jogo usa um engine 3D de nova geração e apresenta a mesma qualidade gráfica das edições anteriores, sendo superior em vários aspectos. O que não é pouca coisa.
O ponto fraco de DIRT é o seu multiplayer restrito somente à estágios de rallys e eventos de 'hill climb'. Não há opção de corridas offroad com outros oponentes, assim você nunca verá outros oponentes no modo multiplayer. O que é no mínimo uma contradição em termos.
No fundo Colin McRae Rally sempre foi visto como uma simulação realista. Não chegava ao absurdo de dificuldade de um jogo como Richard Burns Rally, que de tão realista ***aviso sarcasmo*** era preciso ter uma carteira de habilitação para jogar. Já DIRT possui uma estranha dinâmica: é metade arcade e metade simulação. Mas na hora do vamos ver ainda é essencialmente um jogo de rally. O que, mesmo com toda as distrações, como os belos gráficos, talvez ainda o afaste do grande público.
Prós: Um dos melhores jogos de corrida da nova-geração.
Contra: Não é tão acessível como se possa imaginar. Dar uma única volta numa pista não se constitui numa 'corrida'.
P.S.: O piloto escocês Colin McRae morreu em 15 de setembro de 2007, num acidente de helicóptero alguns meses após o lançamento de DIRT.
Requisitos Mínimos do sistema:
- Windows XP
- DirectX 9.0c
- Pentium 4 @ 3.0GHz ou Athlon 64 3000+
- 1GB RAM.
- Placa de Vídeo: GeForce 6800 / Radeon X1300 ou superior
- 12.5 Gb de espaço no HD