Diablo II
A Blizzard é uma produtora de jogos para PC atípica: costuma lançar poucos jogos por ano, mas tem em seu currículo simplesmente alguns dos melhores games de todos os tempos: Warcraft II, Starcraft e Diablo. Sendo que com Diablo(96) praticamente redefiniram a velha formula dos jogos de RPG para PC, chegando muito perto da perfeição. É de se perder a conta do número de imitadores e diluidores do gênero que surgiram com o sucesso do game, a maioria sem sequer oferecer real ameaça em termos de concorrência.
Foram necessários quase quatro anos para que Diablo II surgisse, quem esperava algo de novo vai ficar esperando. Diablo II segue a máxima do time que está ganhando não se mexe. E sendo assim entrega mais do mesmo, só desta vez em doses cavalares. Diablo II é bem mais longo que o original, tanto que o jogo, agora, vem em três CDs: um para instalação, que ocupa 600 MB, outro para vídeos e um terceiro para áudio. Vale a pena lembrar que o primeiro Diablo precisava de apenas 1,8 MB de espaço livre no HD para instalação. Bons tempos aqueles...
Diablo II começa onde termina o game original. Você obviamente não acreditou que tinha matado o coisa ruim no jogo anterior? A diferença é que agora você pode escolher entre 5 personagens para combater as forças do mal. A jogabilidade continua a mesma: simples e eficiente. Quem já jogou Diablo alguma vez na vida vai se sentir em casa. Para os neófitos é bom ter em mente da possibilidade de precisar de um mouse novo depois de terminar o jogo.
O modo single player chega a ser cansativo, tamanha a quantidade de níveis a serem explorados. São quatro reinos, divididos em vários níveis, cada um com seis quests.
Apesar de variados e inúmeros a inteligência artificial dos inimigos não foi aperfeiçoada e continua intuitiva e tosca para dizer o mínimo. Outro problema é o sistema de saves de um slot só que não foi mudado, e já tinha sido alvo de críticas no primeiro Diablo.
O forte de Diablo está mesmo no Multiplayer, talvez o único jogo capaz de fazer frente ao Quake em número de usuários nessa modalidade. E nessa área Diablo II se sai muito bem, garantindo horas e mais horas de diversão Online. Apesar de alguns problemas de conexão encontrados em alguns servidores que foram corrigidos provisoriamente no primeiro patch para o jogo.
Apesar do longo tempo de desenvolvimento Diablo II tem um engine gráfico ultrapassado e pouco eficiente, que limita a resolução à arcaicos 640x480. No geral os gráficos são apenas funcionais, e mesmo dentro de um gênero que não primazia a parte gráfica, eles decepcionam. O mesmo não pode ser dito do áudio sem dúvida um dos destaques do jogo, apesar da trilha musical parecer um mero xerox da original.
No geral Diablo II é uma overdose de um jogo que já era muito bom, ao resolver não investir em grande mudanças o pessoal da Blizzard, de certa forma, acabou por ampliar tanto os aspectos positivos do game original quantos os negativos. No fim se sobressaem os primeiros, mas é bom repensarem o jogo inteiro para um Diablo 3.
Prós: É a continuação de um dos melhores jogos de PC de
todos os tempos, não precisa mais do que isso.
Contra: Resolução gráfica limitada, sistema de saves bisonho,
pouco original. Alguns Bugs no modo multiplayer.
Requisitos Mínimos:
Pentium 233MMX, 32MB de RAM,
Placa de vídeo com 2Mb, 600Mb de espaço no HD.