Jogos Censurados

1 - Doom (1993)
     Id Software

Doom é o jogo para computadores mais vendido de todos os tempos. Também é o segundo software mais pirateado do mundo só perdendo para o Microsoft Word. Lançado em 1993 pela Id Software se transformou em um sucesso arrasador. Sucessor do lendário Wolf3D, Doom praticamente influenciou todos os jogos com visão em 1ª pessoa posteriores. A história é simples: o herói é um soldado do exército do americano que precisa salvar a Terra do domínio de alienígenas. A partir daí o jogador precisa derrotar uma quantidade gigantesca de inimigos para libertar o planeta.
O jogo gerou várias continuações de sucesso. Mesmo com o herói utilizando um verdadeiro arsenal, nenhum humano é morto no game.


2 - Duke Nukem (1996)
     3D Realms
     Revista Senha Nº 1

Lançado em 1996, o jogo foi considerado inovador em relação a fórmula utilizada pelo Doom. Rapidamente, se tornou um grande sucesso sendo usado para duelos entre duas ou mais pessoas via Internet. Possui mais humor do que propriamente violência. A história é simples: alienígenas estão abduzindo mulheres da Terra. O herói entra em ação matando o maior número de monstros possível para resgatá-las. Apesar de Duke atirar em um sem número de monstros, nenhum humano é morto no videogame. Duke’n’Nukem fala alguns palavrões em inglês. Uma continuação do game Duke’n’Nukem Forever deve ser lançada em 2000.


3 - Blood (1997)
     Monolith Software
     Lançado originalmente pela Tec Toy em 97, relançado pela Revista CD Expert Nº 22 em 98

Blood é, como já diz o nome, um jogo sangrento. Na complicada trama do game, o herói Caleb se infiltra em um grupo de adoradores de um deus antigo chamado Tchernobog. Traído pelo deus, Caleb é morto. Mesmo assim se recusa a morrer e retorna da sepultura para acertar contas com o demônio. Blood é um jogo com visão em 1ª pessoa no estilo Doom. Os inimigos são zumbis, demônios ou criaturas malignas. Os cenários são tétricos: cemitérios, funerárias, casas mal-assombradas e minas abandonadas.

O repertório das armas utilizadas é grande de dinamite a boneco vodu tudo pode ser usado para matar. Curiosamente, ao matar um zumbi, é possível bater uma bolinha com a sua cabeça. Nenhum humano é morto no jogo.


4 - Requiem: Avenging Angel (1999)
     Greenleaf

É o único jogo proibido que é de 1999. No videogame, o herói é Malaquias, um anjo. Ele foi escolhido por Deus para viajar até o planeta Terra e impedir que os Anjos Condenados tenham sucesso em sua missão de destruição. Se Malaquias fracassar em sua missão não restará outra alternativa senão destruir todo o planeta.

O jogo tem um aspecto sombrio e sinistro. No início da trama Malaquias precisa achar o portal de saída do inferno. Curiosamente, apesar de anjo, o herói usa lança-mísseis e granadas para acabar com os inimigos. Humanos são mortos no jogo, embora façam parte de uma possível Terra no futuro dominada pelos anjos caídos. O jogo foi traduzido para o português.


5 - Postal (1997)
     Ripcord Games

Um dos jogos mais violentos e impressionantes já feitos. Nos Estados Unidos o jogo gerou uma polêmica tão grande que chegou a ter a sua venda proibida para menores de 18 anos. Na trama, o héroi é um ex-funcionário dos correios que enlouquece e começa a matar tudo e todos. A ação é conduzida por uma espécie de diário que começa no dia 17 e vai até 23 de outubro de 1997. O anti-herói começa o game na sua casa cercado pela polícia. Para escapar é preciso matar policiais e civis.

Um detalhe macabro de Postal é que as vítimas agonizam antes de morrer. Muitas vezes imploram para serem mortas. No decorrer do jogo é possível fuzilar uma banda escolar numa parada, chacinar religiosos numa igreja, ou trucidar casais na saída de um cinema pornô. A violência em Postal é tanta que é possível exterminar as vítimas agonizantes com três tiros na cabeça. O jogador ainda possui o bizarro recurso de, quando estiver ameaçado por policiais ou prestes a morrer, de cometer suicídio com um tiro na cabeça. O jogo, apesar de proibido, nunca foi lançado no Brasil.


6 - Mortal Kombat (1998)
     Midway
     Byte & Brothers

Um dos mais famosos jogos de luta de todos os tempos. Mortal Kombat gerou um grande número de imitações. Além da versão para computadores, existem versões para Playstation, Nintendo 64 e Arcade. No game, lutadores de vários estilos se enfrentam em um combate até a morte. Cada um tem um motivo especial para lutar. O videogame ficou famoso pelas fatalities (golpes finais que exterminam o oponente). Mortal Kombat fez tanto sucesso entre adolescentes que rendeu filmes para o cinema, além de uma série de televisão, exibida atualmente pela Warner Channel. O game já está no episódio 4.