Beijing 2008 - The Official Video Game

Alguns dos incautos leitores dessa impoluta revista podem se lembrar dos jogos sobre as Olimpíadas feitos para o para MSX, quiçá para o Atari. Caso você não seja desse tempo- e acredite agradeça por isso- esses jogos se resumiam na simulação de uma série de eventos esportivos, nos quais o único exercício físico era o apertar frenético do botão do controle. Isso até você conseguir vencer a prova ou destruir seu joystick, o que acontecesse primeiro.

Quem se arriscou a 'correr' a maratona num desses jogos, sabe o tédio que era ficar longos minutos teclando sem parar, até criar bolhas nos seus dedos, para fazer o arcaico boneco pixelado correr. É assustador notar que mesmo depois de décadas os jogos sobre as Olimpíadas não evoluíram muito.

Desenvolvido pela SEGA, Beijing 2008 - The Official Video Game é um jogo caça-níqueis feito para aproveitar o calor do evento, e que será esquecido tão rápido quando a própria Olimpíada.

No geral Beijing 2008 é muito parecido com o jogo de 2004 feito para as Olimpíadas de Atenas. Lembra disso? Nós também não. Mas acredite é quase a mesma coisa.

O jogador pode escolher entre equipes de 32 países e participar de 36 eventos esportivos individuais diferentes tanto no modo online como offline. Entre eles: natação, ginástica, tiro e ciclismo, só para citar alguns. Mas não espere nenhum esporte de grupo, como basquete ou futebol. Afinal existem jogos muito melhores para isso disponíveis no mercado.

O principal modo do jogo, "The Olympic" vai desde a etapa classificatória até a sua eventual participação na Olimpíada. O modo é, digamos, bastante realista, para um jogo essencialmente 'arcade'. Ao ponto que a classificação para a Olimpíada é realmente difícil e às vezes frustrante. Pois a jogabilidade é basicamente a mesma do século passado: você precisa barbarizar o controle para fazer seu atleta chegar em primeiro lugar, pouco importando as conseqüências.

O jogo foi inicialmente desenvolvido para XBOX 360 e PS3, logo deveria ter como atrativo gráficos de nova-geração. Mas nesse quesito Beijing 2008 fica devendo um pouco. Em geral, os gráficos são apenas serviçais e ultrapassados, algo que poderia ter sido feito para o PS2 sem maiores problemas. Outra curiosidade é que o jogo não trás nenhum atleta conhecido, não espere encontrar um Michael Phelps aqui. O que torna essa história de jogo oficial meio falsa. Mas convenhamos conseguir a licença de tanta gente iria encarrecer o projeto.

Enfim, para um jogo caça-níqueis, e que vai certamente estar disponível nos balaios da vida após o evento, Beijing 2008 até que não é tão ruim. E tem na grande variedade de esportes oferecidos seu maior atrativo. Mas os gráficos pobres e a jogabilidade arcaica realmente tornam difícil sua recomendação para quem quer que seja. Exceção talvez para aquele pessoal cujo esporte preferido é torcer pelo Brasil...

Saulo Gomes

Prós: É uma pequena evolução se comparado com o jogo oficial da Olimpíada de 2004.
Contra: Frustrante e pouco recompensador exercício de destruição de gamepads.

Requisitos Mínimos:
2.0 GHz
1 GB RAM XP, 2 GB RAM Vista
Placa de vídeo de 256 MB compatível com DirectX 9.0c