Porto Alegre é uma cidade sem graça


Claro que algum leitor mais desavisado poderia acusar a ZeroZen de fake news. Até seria possível dizer: "quem acusa tem de provar". Ou seja, será que essa impoluta revista tem como garantir a afirmação do título? Claro que sim, cambada de mirins! O fato é que o Porto Alegre Comedy Club vai fechar as portas depois de quatro anos de operações.

O local era para ser a casa da comédia em Porto Alegre. Ou seja, era a hora de mostrar o cenário gaúcho de stand up comedy. Isso, é claro, se existisse um. O lugar foi idealizado pelo empresário e produtor Luciano Barth Lopes (Artistaria) e pelos humoristas Afonso Padilha, Nando Viana e Thiago Ventura, além de Alexandre Fetter (sim, ele mesmo, do Pretinho Básico).

Porto Alegre Comedy Club curiosamente promoveu mais risadas antes de ser inaugurado. De acordo com o produtor Luciano Barth, a casa que ficava na rua 24 de Outubro, 1454, recebeu investimento de R$ 2 milhões. Parece um exagero? Pois é. Barth explicou que a projeção inicial era muito menor. "Eu nunca tinha me envolvido em uma obra de quase 800 metros quadrados. Fizemos uma previsão e erramos em quase 100%. Dobrou o investimento”, contou. Ora, não deixa de ser engraçado jogar um milhão de reais pela janela (principalmente quando não é o seu dinheiro).

Além de ser um lugar para shows, o Porto Alegre Comedy Club também se apresentava como um espaço para confraternizações da firma, festas de aniversário adulto e infantil, eventos sociais ou corporativos com serviço de bebida e alimentação. Fazer todas essas coisas com qualidade? Realmente, isso só pode ser piada.

Mas e quanto aos shows? Bem, a casa apostou nessa nova geração de humoristas. Gente que acha que Rafinha Bastos ou Danilo Gentili inventaram o stand up comedy. Gente que nunca ouviu falar de George Carlin, Jerry Seinfeld, Richard Pryor, Eddie Murphy e Steve Martin. Achou estranho os três últimos nomes? Mais uma prova que você não entende nada de stand up comedy.

Enfim, no Porto Alegre Comedy Club se apresentaram Juliano Coração, Marcito Castro, Tiago André, Jhordan Matheus, etc. Esses caras são tao engraçados que poderiam trabalhar na Praça É Nossa. Isso não é um elogio. Também houve um show chamado: "A Galera do Pretinho em: Deixa Eu Te Falar. Bom, aí a coisa muda de figura. Essa é uma apresentação que podia ser interditada pelo pessoal da vigilância sanitária. Esse pessoal é tão engraçado como arrancar um dente siso com alicate usando uma música do André 3000 como anestesia...

Claro nem precisa dizer que a ZeroZen tem mais de 20 anos de estrada. E a gente continua fazendo graça. Por que fazer dinheiro nem pensar...

Da Equipe Articulistas