Retrospectiva 2007


Convenhamos 2007 foi mais um ano que também não. Tivemos o apagão aéreo, apagão do Corinthias, apagão da bancada do governo na câmara dos deputados, que permitiu o fim da CPMF e o apagão da ZeroZen. Deve ter tido algum outro apagão nesse meio tempo, mas sinceramente ninguém estava prestando muita atenção. Pois apesar do alarde tresloucado da mídia o brasileiro, na maioria dos casos, agiu como se não fosse com ele. Nunca se fizeram tantos debates impertinentes para tudo continuar exatamente como estava antes.

ZeroZen
Dá decadência ao fundo do poço. Passando pelo renascimento e a caminho da acomodação. Do apagão de seis meses sem atualizar até um novo layout. É, a ZeroZen teve um ano difícil, talvez um dos mais bizarros de sua existência. Ao ponto da nossa audiência quase triplicar no período em que estivemos parados. A verdade é que ZeroZen está se tornando na única imortal da Internet brasileira, praticamente todos sites que começaram com a gente já jogaram a toalha. Quando o mundo acabar e o último spam for enviado ainda estaremos no ar. Ou a gente pode deixar dessa vida na semana que vem... Realmente não faz diferença.

Alguém pode argumentar que nós saímos da decadência, mas continuamos pensando de forma decadente. A verdade é que você pode tirar a ZeroZen da decadência, mas não a decadência da ZeroZen. É uma coisa intrínseca, que não tem volta.

Os planos da ZeroZen para 2008 são os de sempre: alcançar a transcendência alcoólica, aquela onde você passa literalmente para o lado de lá, e continuar nossa saga pelos tortuosos caminhos da Web. Mas conscientes, e esperamos que não por muito tempo, que quanto mais decadentes ficamos melhores costumávamos ser.

Deixamos aqui nossa recomendação para fazer de 2008 um ano melhor: não guarde rancores, distribua.

Da série: textos que deveríamos ter escrito em 2007, se não fossem, sei lá, mil coisas

Reforma ortográfica & Estrangeirismos
Pois é nós íamos escrever um texto sobre a reforma cosmética na ortografia. O bom é que o que nós íamos escrever sobre a reforma ortográfica também vale para a proibição do uso de estrangeirismos na língua portuguesa. Sim, na mesma semana que o Brasil comemorava o fim de CPMF alguém, Aldo Rebelo, tinha que nos lembrar que povinho bunda nós somos. Dá até para entender por que alguém iria propor algo assim, vamos tentar imaginar a seguinte cena: o computador do deputado qualquer pifou e foi lá no gabinete um prestativo técnico de informática que aplica o maior 171 dizendo palavras difíceis como CPU, motherboard e upgrade, numa língua alienígena ofensiva a inteligência dessa criatura, cuja mentalidade tacanha e atrofiada acredita que tudo aquilo que ela desconhece deve ser proibido. Daí para proibir os estrangeirismos na língua portuguesa é só um pulinho. Mas quero ver acabar com os estrangeirismos no cardápio do Mcdonalds...

Nossa proposta é bem simples: vamos levar a xenofobia ao extremo. Nós propomos a invenção do teclado alfanumérico 100% brasileiro. Certa vez já não extinguiram da língua portuguesa o uso das letras W, K e Y? Agora repare na posição dessas teclas no seu teclado alfa-numérico. Por que teclas de pouco uso na língua portuguesa possuem lugares de fácil acesso? Propomos a substituição de lugar do "W" pelo "B" e do "K" pelo "C". O "Y" pode ficar onde está, pois ninguém parece gostar muito dele mesmo. Absurdo? Agora pensem nas licitações para fazer esses novos teclados para cada órgão público do governo... Titubeou?

Dá série os nativos estão inquietos
A greve de fome pelo valetão, digo transposição da águas do Rio São Francisco.

Britney Spears perde a custodia dos filhos para o marido desempregado
Sério esse não é tipo de jurisprudência que o pessoal da ZeroZen gostaria de ver estabelecida em lugar algum...

The Police com Paralamas abrindo o show
Isso foi tipo uma pegadinha do Faustão, certo?

Cinema
Num ano absolutamente medíocre, ao ponto que Hollywood chegou a acusar o lançamento do game Halo 3 como um dos causadores de baixas audiências nos cinemas americanos. Obviamente o fato dos filmes serem uma bosta não passou pela cabaça deles...

Tropa de Elite é filme de vacilão!!!
Enquanto nossa gloriosa imprensa chapa branca bateu palmas para o filme Tropa de Elite, a maioria ignorou o fato que quem deixa piratear um filme durante seu processo de remasterização é tremendo um vacilão. Isso mesmo VACILÃO!!!

Esportes
2014: a Copa do Mundo é Nossa
Na disputa para sediar a Copa do Mundo de 2014 o Brasil concorreu contra ele mesmo e quando muito conseguiu um empate. Nosso imponente país não tem estádios, o mínimo de infra-estrutura, transporte, segurança, hospedagem etc. Nada que o qualifique para ser sede de uma copa do mundo, mas pense nas licitações e tudo ficará bem. Nós temos agora sete anos pela frente para fazer tudo na última hora.

Jogos Panamericanos
Os jogos Panamericanos são um exemplo do que acontece quando se pensa nas licitações, somente nas licitações...

Futebol
Bom: O Corinthias caiu...
Ruim: O Juventude caiu o que significa que o Grêmio já começa o campeonato do ano que vem com menos seis pontos. Pelo menos o Náutico se safou...

Troféu bode-expiatório do ano
A classe social dos miseráveis emergentes. É isso mesmo todos os problemas do Brasil nesse ano foram culpa da classe social dos miseráveis emergentes. Violência urbana? Pirataria? Mais acidentes nas estradas? Caos aéreo? Tudo culpa da classe social dos miseráveis emergentes. Pelo visto a distribuição de renda só fará mal ao Brasil. E mais as propagandas estúpidas da televisão? A culpa? Da classe social dos miseráveis emergentes. Pois agora os publicitários estão produzindo campanhas voltadas para esses novos consumidores. Assim elas precisam ter a linguagem deste novo público alvo ou, em outras palavras, precisam ser 'emburrecidas' para o denominador abaixo do comum...

Troféu a insanidade nunca descansa
Lei Seca em Porto Alegre

Troféu moral de cueca
MTV, tipo hour concurs...

Coisas que simplesmente não desaparecem
Renan Calheiros
Penélope Nova
Galvão Bueno

Da Equipe Articulistas