logo-quarentena.jpg

O menor protesto do mundo


O comércio está fechado. Espantadas, muitas pessoas descobriram que isso não faz a menor diferença. Dá para continuar comprando coisas pela Internet. De fato, essa pandemia fez mais pelo comércio eletrônico do que qualquer campanha do Google Adwords. Mas nem tudo mundo está satisfeito. O Brasil teve a honra de registrar, devido ao novo Corona Vírus, o menor protesto do mundo.

O fenômeno aconteceu em Recife. Uma carreata estava programada para ser realizada na manhã de 30 de março, uma segunda-feira. Só que apenas três pessoas apareceram. Sim! É o menor protesto do mundo! Aliás, a notícia é tão genial que foi a primeira carreata sem carros! Nada como ser ecologicamente correto. É preciso respeitar uma cidade que quebra recordes em meio a uma pandemia mundial.

O motivo do protesto era pedir a reabertura do comércio local. Só que na sexta-feira, em coletiva, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, declarou que o governo estadual iria atuar para inibir a manifestação. Longo classificou a ação de "carreata da morte". Então no momento do protesto estavam no local: Viaturas da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Ou seja, tinha mais gente do governo no Marco Zero, local previsto para o início da carreata, do que manifestantes.

Vale notar que o protesto foi totalmente dentro da lei. De acordo com decreto do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), os eventos públicos e privados no Estado estão proibidos para evitar aglomerações. Só estão autorizadas reuniões que não ultrapassem o número de 10 participantes. Como só vieram três pessoas, tudo certo. Ah, 10 pessoas, como se sabe, corresponde ao número total de torcedores do Íbis...

Da Equipe de Isolamento