logo-quarentena.jpg

O que a ZeroZen sabe sobre a variante ômicron?


A resposta é simples: nada. A gente está focado em manter o isolamento social. Porém, os nossos fãs pediram uma explicação mais detalhada. Bem, a gente pode garantir que não adianta atualizar o seu antivírus. Afinal de contas, ômicron não é o PC que você usa para jogar Horizon Zero Dawn em 4k e 60 fps...

Em primeiro lugar, a variante foi descoberta na África do Sul. Só que se espalhou rapidamente e já foi detectada em cerca de 40 países (incluindo o Brasil). Porém, é interessante notar que a gente estava preocupado com a Delta e, de repente, houve um pulo para a ômicron.

O que isso significa? Ômicron é a 15ª letra do alfabeto grego. Delta é a quarta letra. Vale notar que o novo corona vírus identificado pela primeira vez em Wuhan, na China, se tornou a linhagem A. Logo, conforme eram descritas novas mutações no vírus, elas eram divididas por esse código. Assim, surgiu a variante A.1, a A.2, a B.1.1, a C.30.1 e por aí vai.

Será que houve alguma variante perdida nesse tempo? Nada disso. A última variante tinha sido a Mu, detectada na Colômbia em janeiro de 2021. Só a letra seguinte é Nu (lê-se "Ni" em português). Claro que o pessoal da quinta série iria fazer todo o tipo de piadas. Ia ser uma overdose de memes. Então, o ideal era ir para a próxima letra que é Csi. Aí virou propaganda de seriado. Por isso, os representantes da OMS escolheram ômicron.

Apesar de se espalhar muito mais rápido e ter mais mutações do que uma revista dos X-men, a ômicron causa sintomas leves. Normalmente, os infectados relatam um cansaço extremo, dores no corpo, dor de cabeça e sensação de ter a garganta arranhando. Sem tosse, nem perda de olfato ou paladar.

O problema é se a ômicron consegue escapar da imunidade obtida após a vacinação ou como ela se comporta depois de um quadro prévio de Covid. De acordo com Anthony Fauci, imunologista e conselheiro da Casa Branca, a ômicron parece não ter alta gravidade, mas é cedo para posições definitivas. Ou seja, vem aí mais um ano de isolamento social para a ZeroZen, o que, na verdade, não muda muita coisa para a nossa redação...

Da Equipe de Isolamento