logo-quarentena.jpg

A Índia é o novo Brasil


A Índia ultrapassou o México e se tornou o terceiro país com mais casos acumulados de Covid-19 no mundo. Não é chute nem informação de tiozão via Whatsapp. Os dados são do projeto Our World in Data ligado à Universidade de Oxford. A nação asiática registra um total de 219 mil óbitos por Covid-19, enquanto o país latino-americano possui 217 mil. Tudo indica que a Índia é o novo Brasil. O Caminho das Índias, ao contrário do que imaginava Gloria Perez, é direto para o abismo.

Sim, o Brasil ainda está na frente da Índia. Mas deve ser por pouco tempo. O primeiro país com mais casos é os Estados Unidos com 577 mil (mas a campanha de vacinação está a pleno vapor e com doses sobrando). O Brasil vem logo atrás com 407 mil. O detalhe é que a Índia conseguiu o prodígio de ser a primeira nação do planeta a registrar mais de 400 mil casos em um único dia.

Claro que com tamanho descontrole uma nova variante do corona vírus deveria surgir. Foi o que aconteceu. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Índia gerou uma nova ameaça, batizada de B.1.617. Conforme estudos laboratoriais, ela é mais contagiosa e mais resistente a algumas vacinas e tratamentos. A B.1.617, possui mutações associadas ao aumento da transmissão e, pior ainda, tratamentos com anticorpos monoclonais são menos eficientes contra ela.

Além disso, algumas análises feitas nos Estados Unidos mostram uma possível redução dos efeitos das vacinas contra essa variante. Quer mais um motivo para ficar assustado? Estudos preliminares indicam que o imunizante indiano Covaxin simplesmente não é capaz de neutralizar a nova variante. Qual a preocupação do governo brasileiro com a Índia, um importante parceiro comercial do nosso país? Provavelmente, algo entre o nada e o menos ainda.

O maior problema que a Índia enfrenta são as precárias condições sanitárias do país. Tome-se como exemplo o Rio Ganges. Ele é o rio mais sagrado para os praticantes do hinduísmo que veneram a deusa Shiva e Ganga. Por esse motivo, o rio é considerado uma divindade. Só que o rio Ganges é um dos mais poluídos do mundo. Talvez seja a primeira divindade a não tomar banho, o que não deixa de ser uma ironia.

Acredite quem quiser: muitas famílias hindus conservam um frasco com água do rio em suas casas. Por quê? Para que pessoas à beira da morte possam beber de sua água. Definitivamente, é um tratamento precoce para bater as botas. Aliás, os hospitais de lá são tão ruins que os pacientes fogem para não serem atendidos. Pague para entrar, reze para sair. Aliás, a grande vantagem da Índia em relação ao Brasil é que existem milhares de deuses para colocar a culpa na tragédia...

Da Equipe de Isolamento