logo-quarentena.jpg

Lockdown contra os insetos?


O secretário-geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, é contra o lockdown. Mas conseguiu inovar na justificativa. Ele é médico veterinário e declarou que a medida é "ineficiente" porque, mesmo com as pessoas confinadas em casa, o vírus continua circulando entre animais, como formigas, passarinhos ou cães. Sim, como se não bastasse tanta desgraça vem aí a Cãovid-19!

Nem é preciso dizer que a declaração do secretário-geral da Presidência é uma estultice. Vale notar que nenhuma autoridade sanitária em nenhum lugar do mundo sequer levantou a possibilidade de animais serem um vetor na transmissão do coronavírus. Aliás, o próprio Ministério da Saúde do Brasil não lista animais como possíveis fontes de contaminação.

Veja bem, do Ministério garante que coronavírus pode ser transmitido via "aperto de mãos, gotículas de saliva do nariz e/ou da boca, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc." Nenhuma das hipóteses previstas por Onyx Lorenzoni é aceita pelo Ministério. Isso, é claro, deve ter deixado o secretário-geral da Presidência com a pulga atrás da orelha. O que, de fato, é um problema, pois Onix também acredita que pulgas são vetores da Covid-19.

Para deixar tudo ainda mais indigesto, a Associação Mundial de Veterinária de Pequenos Animais não assume a transmissão de vírus de pessoas para animais como um risco a ser evitado. Inclusive, o caminho contrário — de animais para humanos — é considerado uma possibilidade ainda mais remota.

Só para que se tenha uma ideia em todo o mundo, menos de 200 casos comprovados de testes positivos em animais domésticos foram documentados. Porém, o mundo inteiro já registrou mais de 137 milhões de casos de covid em humanos.

E como a ciência só existe para destroçar os delírios de gente ignorante, em um artigo publicado no periódico Journal of Medical Entomology cientistas garantiram que insetos não desempenham papel na disseminação do coronavírus. Não é uma dúvida pequena, pois, como se sabe, os mosquitos — transmitem doenças virais, bactérias ou parasíticas para humanos. Mesmo assim, eles não são vetores de transmissão do coronavírus.

Enfim, mais uma vez o governo passa vergonha no débito e no crédito. Seus animais de estimação não são um perigo, não são uma ameaça à sociedade. A não ser que seja um rato. Mas a única pessoa a ter um rato como animal de estimação foi Walt Disney. O problema, é claro, começa quando o seu gato resolve latir. Aí pode ser que ele tenha mesmo pego Cãovid-19...

Da Equipe de Isolamento