logo-quarentena.jpg

Atila Iamarino e o show do milhão


Se alguém esteve em marte em 2020 (parabéns! você é um sujeito de sorte) não deve ter visto nenhuma das lives do Atila Iamarino. Desde o começo da pandemia, o biólogo e pesquisador brasileiro alertou para notável incompetência das autoridades no que diz respeito ao combate ao novo coronavírus. O problema é que ele virou alvo dos seguidores do presidente Jair Bolsonaro.

Antes de mais nada, é preciso dizer que Atila Iamarino é formado em microbiologia e doutor em virologia. Também ficou conhecido pelas suas participações no podcast Jovem Nerd. Mas uma boa parte dos seus defensores admira o seu trabalho de divulgação científica no canal Nerdologia no YouTube. E, sim, conteúdo é bom. Antes que a patrulha do elogio se manifeste, esse é um dos raros momentos em que a ZeroZen não está praticando as suas críticas hostis.

O grande problema é que Atila Iamarino em uma de suas lives disse que se o governo não tomasse providências para deter o contágio, o Brasil teria um milhão de mortos em junho ou julho. O cientista usou como base um estudo feito pelo Imperial College de Londres que embasou as ações do governo britânico, da Casa Branca. Essa estimativa era, claro, baseada nos dados obtidos na época. Sim, aquele momento saudoso e nostálgico no qual a gente imaginava que a quarentena iria durar, ora vejam só, 40 dias.

Mas veio junho, julho, agosto, setembro e nada de 1 milhão de mortes. O biólogo passou a ser tratado como “irresponsável” por pessoas como o youtuber bolsonarista Bernardo Kuster e pelo deputado Eduardo Bolsonaro. Isso já foi mais do que suficiente para o tiozão do Whatsapp sair gritando que era tudo fake news e que a Covid-19 era só uma gripezinha. Tudo isso seguido de um "vamos lá salvar a economia, bora trabalhar!".

Todavia, cabe a pergunta. Por que Atila Iamarino errou na previsão? A ZeroZen, sempre no intuito de ajudar à ciência nacional, responde. Ele cometeu um erro muito simples. Se esqueceu do Coepa. Coepa é o nosso glorioso Coeficiente de Patifaria.

O Covid-19 chegou cheio de empolgação no Brasil. Estava pronto para dizimar a população, mas daí tinha que ir na repartição para conseguir uma alvará para circular em espaços abertos. Infelizmente, faltava um carimbo na documentação e ele teria que ligar pro 0800 e agendar um atendimento. Foi tanta burocracia que o vírus deu uma desanimada.

Até o momento, as previsões de Atila Iamarino sobre o números de mortos felizmente não se confirmaram. Embora o governo brasileiro tem feito de tudo para ver o o show do milhão acontecer...

Da Equipe de Isolamento