O dia em que Bolsonaro e Trump ganharam um prêmio Nobel
Sim, o Zeronauta não leu errado. Bolsonaro e Trump ganharam um prêmio Nobel. Aqui não tem fake news. Mas, claro, há um pequeno e importante detalhe. Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos foram contemplados com o IG Nobel de "Educação Médica. Pra quem não sabe o prêmio é concedido aos fatos mais irrelevantes ou inusitados da ciência mundial.
De acordo com os organizadores da premiação, ambos os líderes tiveram um "efeito mais imediato sobre a vida e sobre a morte do que cientistas e médicos" na gestão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Não por acaso, Trump e Bolsonaro mantiveram uma postura negacionista em relação à Covid-19. E, oram vejam só que coincidência, Brasil e Estados Unidos registram a maior quantidade de casos da doença no mundo...
Também receberam a duvidosa honraria o presidente da Rússia, Vladimir Putin; da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; do México, Andrés López Obrador; de Belarus, Aleksandr Lukashenko; do Turcomenistão, Gurbanguly Berdimuhammedow, e dos primeiros-ministros do Reino Unido, Boris Johnson, e da Índia, Narendra Modi. Só gente fina, elegante e sincera...
O evento é organizado pela revista "Annals of Improbable Research", graças ao financiamento de diversas entidades. O anúncio dos vitoriosos é sempre feito no teatro da Universidade de Harvard. O "prêmio" para os vencedores é uma nota de 10 trilhões de dólares do Zimbábue e uma caixa de montagem com as instruções.
Em 2019, o grande vencedor foi um estudo sobre se a pizza feita na Itália ajuda a combater o câncer. O que talvez seja a desculpa mais genial de todos os tempos para comer pizza..