Pia para moradores de rua? A prefeitura lava as mãos...
A ONG Cozinheiros do Bem - Food Fighters teve uma ideia. Que tal instalar pias portáteis com água para a população em situação de rua em Porto Alegre? Faz sentido. Inclusive, lavar as mãos é uma das principais determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS). É também uma unânimidade entre os especialistas que estudam o novo coronavírus. Só que a prefeitura de Porto Alegre não teve dúvidas. Vetou o projeto (e depois lavou as mãos, é claro).
O idealizador da ONG e chefe de cozinha Júlio Ritta defende a importância da iniciativa. "Esses equipamentos são necessários para auxiliar na higiene dessa parcela da comunidade que não tem acesso a água potável. Além disso, nos pontos de acesso à água haverá tudo para a necessária higienização", garante Júlio.
Desde setembro de 2015, a ONG Cozinheiros do Bem leva marmitas para pessoas em situação de rua em Porto Alegre, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Gabriel. Nesse momento de pandemia, eles distribuem além de comida, os chamados kits de sobrevivência: com alimentos de preparo fácil e rápido (massas e molhos instantâneos) e produtos de higiene como sabão, álcool gel, luvas, máscaras e água mineral. Ou seja, é um pessoal determinado a ajudar.
Mas e a prefeitura? Bem, os especialistas locais declararam que as pias, na verdade, são um perigo pois provocariam uma aglomeração de pessoas. Aparentemente, o pessoal já trabalha com o cenário Mad Max. Após o fim do papel higiênico as pessoas irão brigar por água. Daí para criação de arenas e duelos até a morte por um copo d'água vai ser um passo. Tá na hora aproveitar o tempo de isolamento e fazer um curso online de Krav Magá (#ficadica)...