logo-quarentena.jpg

Greta, o segredo era não fazer nada!


Greta Ernman Thunberg estava com raiva. A ativista ambiental sueca ficou conhecida por participar de inúmeros protestos contra as alterações climáticas. É a líder do movimento Greve das escolas pelo clima. Ano passado, foi considerada a personalidade do ano pela revista americana Time. Ela constantemente acusou as gerações anteriores de não fazerem nada. Mas essa era exatamente a resposta, Greta. Não fazer nada.

Greta, até pouco tempo, culpava todo mundo. “Os líderes estão nos traindo. Já chega”, lamentou Thunberg ao fim de uma manifestação na Cúpula do Clima da ONU — conhecida como COP25. “A mudança vem, quer vocês gostem ou não”, acrescentou a respeito da pressão sobre os presidentes vinda das ruas. Só que a verdade é não é ela nem a sua geração quem está salvando o planeta: a verdadeira heroína é a pandemia mundial.

Graças ao surto do novo coronavírus o ar está mais limpo e houve uma redução das emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas. O fechamento de fábricas e lojas na China, ao lado das restrições de viagens para lidar com a epidemia da covid-19, resultaram em um declínio substancial no consumo de combustíveis fósseis. De acordo com cálculos de Lauri Myllyvirta, do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (Crea), com sede nos Estados Unidos, foi registrada queda de pelo menos 25% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) da China (isso equivale a uma redução global de 6%).

Só que como o vírus se espalhou por outros países confinamento se tornou praticamente uma febre (sem trocadilho) mundial os efeitos serão ainda melhores para o clima. Essa é a opinião de Dominic Moran, professor de economia agrícola e de recursos da Universidade de Edimburgo, na Escócia. "Alguns dirão que uma demanda acumulada por mercadorias levará a um desperdício mais tarde", disse ele ao jornal britânico The Independent. "Mas 20% da economia mundial está sendo afetada. Um em cada cinco voos pelo mundo está sendo cancelado. E as coisas não serão as mesmas novamente", disse Moran.

Ou seja, a Greta apesar de toda a gritaria, apesar de todos os protestos, quem vai salvar o planeta é a nossa geração. Sim, somente a gente poderia ter a capacidade, o desprendimento, a abnegação, o altruísmo de fazer uma sopa de morcego e paralisar a economia tempo suficiente para a Terra se recuperar. De nada. Depois, não precisa agradecer...

Da Equipe de Isolamento