Uma quarentena de três anos
Acabou! Acabou! Se você leu essas palavras imaginando a voz do Galvão Bueno, está ficando velho. Mas esse não é o assunto dessa coluna. Sim, finalmente terminou a pandemia. Não é fake news. A OMS declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. Foi uma quarentena que só durou três anos.
A decisão foi tomada, no dia 5 de maio, pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Ele recebeu a recomendação do Comitê de Emergência encarregado de analisar periodicamente o cenário da doença. Em escala global existe uma tendência de queda nas mortes por COVID-19, o declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva relacionadas à doença, bem como os altos níveis de imunidade da população ao SARS-CoV-2, coronavírus causador dessa enfermidade.
A COVID-19 deixou de ser uma ameaça à saúde? Não necessariamente. Mas agora o corona vírus pode ser tratado juntamente com outras doenças infecciosas. Ou seja, é possível tratar a doença sem apelar para soluções mágicas como cloroquina ou aplicação retal de ozônio. Claro que sempre em busca do contraditório, a ZeroZen procurou Olavo de Carvalho para uma declaração, mas ele preferiu ficar em silêncio.
Vale lembrar que no dia 11 de março de 2020, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a COVID-19 estava caracterizada como uma pandemia. A solução, na época, era uma quarentena. Bastava o mundo ficar em casa por 40 dias e pronto. Deus! Como éramos ingênuos.
De qualquer forma, a ZeroZen resolveu fazer a sua parte e criou essa seção. A redação pensou "Tudo bem. São só quarenta textos. A gente consegue". O resultado final foram 116 colunas! Três vezes mais do que o planejado. E tudo isso pelo mesmo salário.
Enfim, depois de três anos e várias vacinas no braço finalmente podemos sair do isolamento social. A pergunta é pra quê? Em time que está ganhando não se mexe. Então a ZeroZen vai continuar cada vez mais antissocial. Moral da pandemia? Por enquanto é só e a gente se vê na próxima...