logo-quarentena.jpg

A nota do Ministério da Saúde


Calma! A ZeroZen não vai dar nota para o Ministério da Saúde. Porém, está na cara que depois do número absurdo de mortos a pasta não iria passar de ano. Porém, o festival de sandices que assola o país ganhou mais um capítulo inacreditável. Uma nota técnica do Ministério da Saúde, publicada no dia 21 de janeiro de 2022, negou a eficácia da vacina contra a covid-19, mas declarou a eficiência total da hidroxicloroquina!

O documento é assinado pelo médico Helio Angotti. Ele provavelmente vai ter que se reinventar na carreira, contratar um coach ou algo parecido. Ele é o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Angotti fez uma resposta a outra nota técnica em que pesquisadores da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde) dão diretrizes para o tratamento à covid no SUS. E, ora vejam só, não incluem cloroquina.

A nota detalha cinco tecnologias para o combate à covid. E, graças às vozes na sua cabeça e aos grupos repletos de gente doida no Whatsapp, o documento afirma não haver efetividade da vacina com base em estudos controlados. Isso é tão sério que não dá para fazer piada.

A ideia central do parecer do secretário é que a Conitec fez uma “avaliação assimétrica” sobre os tratamentos. O que isso significa? O órgão teria usado padrões mais rigorosos com a hidroxicloroquina e mais suaves com outros tratamentos, como a vacina.

E tem mais. Os imunizantes, segundo a nota, também não teriam “demonstração de segurança” e oferecem um “custo alto”. A hidroxicloroquina, por outro lado, teria efetividade, segurança e custo baixo. Agora... mesmo se você for um completo boçal, um oligofrênico, um lorpa ou seguidor do Olavo de Carvalho, há de perceber que a queda nos índices de mortes por covid depois da vacinação em massa no Brasil e no mundo é uma evidência incontestável da eficácia dos imunizantes. Infelizmente, a única vacina que o brasileiro toma sem reclamar é contra o bom-senso...

Da Equipe de Isolamento

tabela-ministerio-saude