Québec cria o passaporte bebum para ajudar na vacinação
Fato: o Canadá é um dos melhores países do mundo para tomar cerveja. Afinal de contas, lá faz tanto frio que toda a cerveja já é gelada por definição. Porém, o Canadá também sofre com os efeitos da pandemia. E precisa fazer com que a maior parte da população se vacine. Foi então que a província de Québec teve uma ideia genial. Proibir maconha e álcool para quem não se vacinar!
O resultado? A busca pela vacina subiu 300%! E isso antes mesmo da medida sequer ter entrado em vigor. O anúncio da decisão foi feito pelo ministro da Saúde local, Christian Dubé. Dubé garantiu que dificultar o acesso a álcool e maconha — legalizada para uso recreativo no Canadá em 2018 — não tem a intenção de irritar os não vacinados. Ainda assim, não faria muita diferença. Os bebuns certamente esqueceriam de brigar, depois de tanto trago. Já os maconheiros poderiam partir para a agressão e dar um tapa. Mas - se fizessem isso - rapidamente ficariam de boas.
No fim de dezembro, o governo de Québec impôs um toque de recolher entre 22h e 5h. Nesse horário as ruas estão vazias e os pinguins e ursos polares estão se aquecendo em volta de fogueiras improvisadas. Além disso, a província determinou o fechamento de escolas, universidades, cinemas, bares, restaurantes e clubes esportivos. O que, de novo, não fez muita diferença, pois estava tudo soterrado pela neve.
De acordo com dados do governo, 84,9% da população de Québec já tomou ao menos a primeira dose da vacina. Os não vacinados representam menos de um quinto dos 8,5 milhões de habitantes. O detalhe é que eles são metade dos pacientes em terapia intensiva.
Agora, verdade seja dita, Québec não "proibiu" nada, só vetou entrada de pessoas sem passaporte vacinal na SAQ (estatal que vende bebidas alcoólicas) e SQDC (estatal que vende cannabis). Ou seja, a população pode continuar consumindo e comprando. Aliás, tanto SAQ quanto SQDC entregam em casa, e supermercados e mercadinhos (dépanneurs) vendem bebidas sem exigir passaporte.
Contudo, a ideia é boa. Québec criou o passaporte bebum. E as pessoas até podem ficar sem vacina, mas sem goró é difícil. O passaporte maconhal é interessante. O problema é que os maconheiros podem usar o papel do passaporte para outras finalidades...