logo-quarentena.jpg

A Alemanha vai para a quarta dose


Não tá fácil pra ninguém, nem mesmo na Alemanha. O país que quando não está metendo goleadas humilhantes de 7 a 1 na seleção brasileira, está sofrendo com uma nova onda de casos de Covid-19. O presidente da Associação Alemã de Clínicos Gerais, Ulrich Weigeldt, disse que uma quarta dose de reforço será necessária. Sejamos honestos, quem já esteve em uma Oktoberfest sabe que - para o povo alemão - três doses não são suficientes. Eles mandam a quarta, a quinta e a saideira sem se abater.

Para quem acredita que a pandemia já acabou, é interessante perceber que a Alemanha está fazendo um imenso esforço para controlar o avanço do coronavírus no país. O quarto reforço de vacinação deve ser feito em 2022. E como se a situação não estivesse ruim o suficiente, a variante ômicron, que já está presente no país.

Porém, a Pfizer e sua parceira BioNTech divulgaram um estudo inicial da eficácia de sua vacina contra o ômicron. Os resultados foram animadores. Desde que as pessoas tenham sido vacinadas com três doses do inoculante. O Instituto Robert Koch (RKI), a agência alemã de prevenção e controle de doenças, garantiu que cerca de 1,1 milhão de alemães receberam sua terceira vacina contra covid-19. Ou seja, atualmente cerca de 20% dos adultos alemães estão totalmente vacinados com uma dose de reforço.

Mas e no Brasil? Bem, há uma espera, um intervalo de cinco meses entre a segunda dose e o reforço. Portanto, é mais fácil tomar a terceira dose no botequim da esquina do que no posto de saúde. Moral da história? Alemanha 8 X 1 Brasil...

Da Equipe de Isolamento