Na pandemia o mundo é dos idosos
O novo coronavírus tem feito mais vítimas em pessoas acima de 60 anos. Essa faixa etária, portanto, seria um grupo de risco e deveria tomar todas as precauções possíveis. Bem, se o Zeronauta teve de sair de casa (o que foi um erro) deve ter encontrado as ruas quase vazias. Só que as poucas pessoas que se arriscam a circular no meio de uma pandemia são, ora vejam só, os idosos.
Parece piada, mas não é. A situação é tão séria que a prefeitura de Porto Alegre impediu o livre deslocamento de pessoas com 60 anos ou mais pelas ruas da cidade. Apesar de todos os apelos para ficarem em casas, os idosos, ao que tudo indica, seguem indo na banca de revista buscar uma edição do seu jornal impresso preferido! A medida vai vigorar por 30 dias.
De acordo com o texto do decreto 20.524 publicado no Diário Oficial do Município, “todas as pessoas dessa faixa etária ficam obrigadas a portar documento de identificação que comprove idade em caso de abordagem por agentes de fiscalização do município. Quem não apresentar o documento será acompanhado até a residência para identificação.” Mais ainda, as pessoas que descumprirem a restrição de circulação ficarão sujeitas a multa, que pode chegar a R$ 429,20.
Nada disso parece deter a melhor idade. Na pandemia, o mundo é dos idosos. A cidade está vazia. Eles podem caminhar sem pressa. Infelizmente não podem mais ir reclamar da vida na fila do banco, mas agora tem o supermercado pra isso. Na sua época não existia colesterol e ninguém era alérgico a glúten. Então, eles só estão esperando a prefeitura declarar o bingo como serviço essencial. Daí mesmo é que os idosos vão tomar conta do mundo...