As melhores medalhas das Olimpíadas até agora


Ao contrário do que o leitor da ZeroZen possa pensar, esse não é um texto para falar dos triunfos da Rebeca Andrade na ginástica olímpica. Ou a conquista do ouro no judô por Bia Souza. Nada disso. As melhores medalhas das Olimpíadas vão para atletas de esportes, digamos assim, pouco usuais.

Em primeiro lugar é preciso destacar uma prata obtida pelo Brasil. Caio Bonfim conseguiu um feito inédito para o atletismo brasileiro ao ficar com a segunda posição na marcha atlética. Vale destacar que há 36 anos o nosso país participa dessa competição. E essa foi a primeira e única medalha.

Como se sabe, a marcha atlética é um dos esportes mais difíceis do mundo. Para participar é preciso que o atleta tenha sempre um pé em contato com o solo e que a perna de apoio permaneça reta desde o momento do primeiro contato até que esteja na posição vertical.

Ou seja, é um esporte para quem não sabe caminhar direito. Isso é muito complicado. Os professores de educação física passam anos garimpando um aluno que não saiba andar. Mas é importante que se diga, a imensa maioria das crianças brasileiras aprende a caminhar sem problemas. Então, encontrar um atleta para essa prova é um tormento.

A outra medalha que merece destaque é do tiro olímpico. Nesse caso, quem se destacou foi o atleta turco Yusuf Dikec, 51 anos. Ele levou a prata. Mas conquistou a plateia. O motivo? Bem, o esporte foi se tornando cada vez mais tecnológico. Agora é sapato especial, luva especial, óculos especial, tudo cheio de frescura.

Porém, Yusuf Dikec, com seu estilo - "acabei de sair do bar e tomei todas com os meus amigos" - mostrou que é um atirador raiz. Inclusive, o turco contou que os árbitros normalmente perguntam: "Você não tem óculos de tiro ou sapatos especiais?". Sem pestanejar, Dikec responde: "Não, sou um atirador nato".

Yusuf Dikec já deixou claro que quer competir nas Olimpíadas de 2028 em Los Angeles. Isso se sua saúde permitir. "Vou começar a me preparar para 2028 a partir de hoje. Vamos continuar até ganharmos uma medalha de ouro", destacou.

O fato é que Yusuf Dikec deve ser um agente secreto da Turquia ou um assassino profissional. Então, ele está acostumado com competição de alto nível. E ao que tudo indica suas estratégias são matadoras. Então, a ZeroZen vai ficar na torcida pela vitória de Yusuf Dikec. Até porque não dá para contrariar quem atira tão bem...

Da Equipe Articulistas