O fim do Legendas.TV
O seriado Lost foi um grande sucesso da televisão. Ele começou a ser exibido nos EUA em 24 de setembro de 2004. Veja bem, caro mi-mi-milênio, já existia internet nessa época. Logo, os habitantes desse impoluto país tropical ficaram curiosos e decidiram ver o seriado. Só para receber a notícia de que ele só seria exibido dublado, na rede Globo, a uma da manhã. Nesse momento, o site Legendas.TV foi descoberto por muita gente.
Por que se a pessoa tinha o mínimo de malandragem digital sabia exatamente onde buscar o seriado. Fontes não faltavam. O problema eram as legendas. Sim, elas existiam. Mas levavam um bom tempo para serem produzidas. Só que o Legendas.TV meio que profissionalizou a bagunça. As legendas eram entregues horas depois da exibição de Lost nos Estados Unidos.
De repente, todos os seus amigos estavam comentando um seriado que só seria exibido na televisão aberta no ano seguinte. Ao mesmo tempo em que as inúmeras teorias sobre Lost ia se formando, um grande grupo de brasileiros percebeu o óbvio ululante: "ah, é para isso que serve a Internet!".
Sim, Lost terminou de forma ridícula. E o site Legendas.TV também. Ele fechou as portas no dia 9 de dezembro de 2022. Os proprietários alegaram que com "a queda de contribuições, aumento de custos, variação cambial e impossibilidade de trabalhar com publicidade devido à visão que o mundo tinha dessa comunidade, tornou-se cada vez mais difícil manter o Legendas.TV vivo”.
Vale notar que desde 2019, o site vinha se arrastando. Várias vezes a equipe do Legendas TV ameaçou encerrar as atividades. Para evitar o fim, pedia que as pessoas assinassem o plano VIP. Só que oferecia apenas a possibilidade de receber as legendas antes. Não foi suficiente. O Legendas.TV terminou com um acervo de 350 mil legendas de 50 mil títulos distintos.
Por que o site acabou? Bom, distribuir legendas de filmes é uma atividade ilegal. Sim, é pirataria. Mesmo que a tradução seja feita por um grupo que sequer recebe dinheiro por isso. A distribuição de conteúdos artísticos sem a autorização e a monetização das empresas produtoras é considerada uma infração do direito autoral.
Então, é claro, que publicidade não era uma opção para o Legendas.TV. Pelo menos não uma publicidade mais tradicional. O segundo problema é que com o streaming deixou de ser necessário sair desesperado baixando o seu seriado favorito. E os filmes já vem com legenda. Então, o que fazer agora? Na falta de opção melhor o ideal é aderir a um sistema mais aberto de legendas (captaram? perceberam?).
Enfim, quem diria que baixar legendas da Internet se tornaram algo tão antigo como um título conquistado pelo Internacional....