Rio Grande do Sul cria o jornalismo idílico


A ZeroZen comentou sobre o apocalipse vivido em Porto Alegre. Após um temporal, parte da cidade se transformou em um cenário de guerra. Sem água, sem luz, sem internet. É uma situação trágica, mas que ao mesmo tempo, abre espaço para o jornalismo brilhar com matérias denunciando a incompetência das autoridades. A não ser, é claro, que você viva na terra do jornalismo idílico...

O maior jornal do Estado (sic e sci-fi), Zero Hora, fez uma capa antológica pelos motivos errados. O caos tomou conta de Porto Alegre houve protestos em vários pontos da cidade. Então, parece lógico supor que a ZH iria atacar com tudo. Partiria pra cima das autoridades, denunciaria o descaso com a população.

Ledo engano. Ela foi capaz de criar um jornalismo idílico. Basicamente, optou por romantizar a tragédia. Com o inacreditável título "Sem luz, o salão é na rua", Zero Hora mostrou que a cidade não pode parar. E que está tudo bem ficar sem água, sem luz, sem internet. Poxa vida, que troço chato ficar culpando as pessoas que deixaram isso acontecer. Bora trabalhar para fazer o país crescer...

A cretinice do texto é espetacular. É a criação do jornalismo idílico. É um texto meigo, fofo, carinhoso. Exatamente o que as pessoas querem depois de ficar mais de 96 horas vivendo em condições precárias. Se você é um aluno de jornalismo tem obrigação moral de ler essa matéria e fazer exatamente o contrário.

Ainda assim, a ZeroZen - a única Zero que vale a pena ler - vai ajudar. Está na cara que a ZH está disposta a tudo para fazer as pessoas acreditarem que Porto Alegre vive em um mundo bucólico. Podemos especular se também existe um jornal na Ucrânia, que segue a mesma linha editorial. As suas pautas seriam algo como:

1) Economia de Guerra - venda sua cesta básica e prospere
2) Canibalismo uma opção viável em épocas de crise
3) A dieta da fome resultados incríveis depois de 96 horas
4) Falta de luz não é desculpa. 10 alimentos que podem ser consumidos mofados
5) Beber água? Isso é muito superestimado
6) Escombros turísticos. Um novo olhar sobre a destruição
7) 5 dias sem tomar banho. Como investir nos melhores perfumes
8) Sem internet? Aprenda a usar dinheiro, o PIX da era medieval
9) Negação da realidade: como sobreviver ignorando todos os problemas
10) Moda: o que vestir no próximo apocalipse

Da Equipe Articulistas