Enchente histórica: o jacaré verossímil


Com tanta tragédia acontecendo ao mesmo tempo no Rio Grande do Sul é natural que as pessoas não consigam acompanhar todas as notícias. Porém, algo que chamou a atenção é o fato de que um jacaré teria sido avistado nas ruas alagadas de Porto Alegre. Veja bem: um jacaré foi visto no Bairro Menino Deus! Mas o que disse a Secretaria Municipal do meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus)? Ela confirmou que esse tipo de relato é verossímil.

Sim, a Smamus poderia ter dito que se trata de uma sandice, de mais uma fake news, que não é preciso acrescentar mais um item a já extensa lista de preocupações de quem segue teimando em viver em Porto Alegre. Mas o fato é que estamos diante de um jacaré verossímil.  

Vale notar que a Secretaria do Meio Ambiente investigou o caso e até fez um comunicado oficial: "Ao longo da manhã e da tarde, relatos de avistamento de jacarés de pequeno porte mobilizaram a equipe de Fauna Silvestre da Smamus para vistorias em diversos pontos alagados da cidade. (...) Destaque-se que nenhuma das imagens compartilhadas de jacarés foram registradas pela Smamus", detalhou a secretaria, em nota.

Claro que durante as inundações também houve relatos incríveis de animais sendo salvos. Como o cavalo Caramelo, resgatado de cima de um telhado. Ele basicamente representou a resiliência dos gaúchos. Embora também seja uma metáfora perfeita para a campanha do Botafogo em 2023 no Campeonato Brasileiro. Ou seja, ninguém entende como ele chegou lá. Ninguém acredita que ele esteja lá. Todos sabem que ele não deveria nem poderia estar lá. Por isso, é necessário ajudá-lo a sair de lá e providenciar para que nunca mais suba, pois lá em cima, definitivamente, não é o seu lugar!

Porém, o nível do Guaíba ainda segue acima da cota de inundação. Como resultado, boa parte do centro de Porto Alegre ainda está debaixo d'água. Então, é natural que outros animais sejam localizados nos próximos dias. Por exemplo, talvez a gente encontre um burro na prefeitura. E para a ZeroZen isso é verossímil, totalmente verossímil...

Da Equipe Articulistas