Diário do Fim do Mundo


23/11/2001 - Onde está Osama?

A cada dia que passa uma pergunta fica mais difícil de ser respondida. Onde está Osama Bin Laden. O terrorista número 1 do mundo está isolado, restam-lhe apenas 78 quilômetros quadrados de liberdade. Mesmo assim, ele ainda resiste. As tropas especiais dos Estados Unidos vasculham o território afegão em busca do seu troféu mais valioso. Na terra do Tio Sam já se criou um tribunal de exceção para julgar o responsável pelos atentados terroristas do dia 11 de setembro.

Fica quase impossível imaginar o que o terrorista estará maquinando no seu solilóquio matinal com o seu turbante. Depois de cofiar os fios da barba, Osama pode exclamar: Bem... acho que me fudi! Apesar dos apelos para Ala ninguém responde. Provavelmente o deus muçulmano pensou: "esse George W. Bush é louco de carteirinha assinada é melhor eu me fazer de surdo". Bin Laden deve ter ficado indignado ao perceber que todas as regras esdrúxulas do regime Talibã estão sendo destruídas de forma implacável. Até mesmo música o povo está ouvindo.

Osama Bin Laden, segundo informações divulgadas, na imprensa estaria pensando em se matar. Caso fosse capturado um filho seu teria ordens de fuzilá-lo. Talvez a idéia seja se transformar em um mártir da nação islâmica. Para os Estados Unidos não faria muita diferença. O presidente Bush já deixou claro que quer o terrorista vivo ou morto e se vier em pedaços, esmigalhado, trucidado, tanto melhor.

Como o povo muçulmano resolveu usar a passagem do Alcorão que diz: nenhum árabe bate em retirada. Apenas dão uma volta de 180º e avançam. Osama Bin Laden hoje está mais sozinho do que o Rubinho Barrichello na Ferrari. É como se soubesse que toda a sua aventura está chegando ao fim e ele não vai terminar como o mocinho. A semelhança é com o último capítulo de uma novela. A diferença é que Bin Landen não vai chamado para estrelar mais nada por muito tempo.

No mais é como diz um famoso ditado de Nova Iorque: não adianta chorar sobre as torres destruídas. Osama Bin Laden quis enfrentar o maior poderio militar do Planeta e se dar bem. Pode ser que bem ou mal, o terrorista comece uma guerra santa que vai detonar o apocalipse. Mas uma coisa é certa até lá ele o Talibã já viraram pó nas areais do deserto do Afeganistão.

Da equipe de articulistas

Volta