Iphone para o povo? Só se for para o povo rico...


Finalmente o sonho de consumo de todo nerd que se preze chegou ao Brasil: o Iphone 3G. O celular da Apple foi lançado no dia 26 de setembro com toda pompa e circunstância. Quem pensou que o aparelho teria preços acessíveis quebrou a cara. Iphone para o povo? Só se for para o povo rico...

Os preços são abusivos ao extremo. O Brasil mais uma vez conseguiu superar todos os demais países da América Latina. Sim, o bom e velho patropi superou em 2.361 reais o Equador. Lá, o iPhone 3G é vendido pelo valor mais baixo entre os países. O modelo de 8GB é gratuito e o de 16 GB é vendido a 238 reais com plano mensal de 235 reais.

No Brasil a coisa é bem diferente. Na Claro, o iPhone 3G sai de 1.239 reais (modelo de 8GB para plano pós-pago) a 2.599 reais (modelo de 16GB pré-pago), com plano mensal mínimo de 151 reais.

Já pela Vivo, o celular será oferecido com valores que partem de 899 reais (pós-pago de 8GB) e chegam a 2.199 reais (pré-pago de 16GB) com mensalidade a partir de 71 reais - chegando a 585 reais.

O mais incrível é que o iPhone 3G custa, nos Estados Unidos, US$ 199. O próprio Steve Jobs garantiu que a meta da empresa era fazer um produto mais acessível ao bolso das pessoas. Bem, com certeza este tipo de mentalidade ficou na alfândega.

Para que se tenha uma idéia do público que ambas as operadoras querem atingir com o Iphone 3G, basta dizer que na festa na Daslu, oferecida pela claro, vários funcionários e ex-funcionários da MTV se aglomeravam em busca de um brinde. Circularam pela butique de luxo: Sarah Oliveira, Marina Person, Cazé Peçanha, Marco Bianchi, Lobão, Max Fivelinha, entre outros menos cotados

Ou seja, a ZeroZen gostaria - sempre no intuito de ajudar a humanidade - esclarecer uma coisa para os nerds pobres, desgraçados, indigentes e desprovidos de condições financeiras. Já que pode haver muita tristeza e depressão nos amantes das novidades tecnológicas vamos deixar três palavras de conforto, alegria e esperança: "só lamento, perdedores!"

Apesar de tudo não há motivo para desespero. O nerd pode aproveitar para humilhar seus amigos de uma forma barata e simples. Basta comprar o celular mais vendido no mundo. E - acredite quem quiser - ele não é um produto criado pela Apple.

Celular bom é o Nokia 1100, que, aliás, já vendeu 200 milhões de unidades desde o seu lançamento em 2003! É um dos aparelhos mais simples e baratos da fabricante finlandesa. E Não tem toda tecnologia de um iPhone, de um Blackberry, de um smartphone. Mas e daí? Vende mais do que qualquer um. Esse é o celular da patuléia feito pelo e para o povo.

Além de servir para falar com outras pessoas (precisa mais do que isso?) o Nokia 1100 ainda oferece como um "plus a mais agregado" uma lanterna na parte superior. E tem mais: o aparelho é muito resistente. Seu teclado, de silicone, é à prova de poeira, detalhe este que ajuda a vendê-lo em países áridos e pobres, como os africanos. O Nokia 1100, com sua gloriosa tela monocromática, é um GSM 1800 MHz.

Todo esse imenso prolegômeno para dizer que a ZeroZen é o Nokia 1100 da Internet brasileira. O nosso site não tem podcasts, introduções (epa!) em flash, e - francamente - acreditamos que investir em interatividade é coisa para amadores. Mesmo assim, estamos no ar há mais de uma década e ainda não apelamos para nenhuma coisa que lembre a Web 2.0. Mas e daí? O Importante é que a ZeroZen funciona...

Da equipe de Articulistas