A Guerra dos Consoles
Nos últimos dois anos foram lançados três novos consoles, um sistema operacional e dois novos formatos de mídia digital. Com a economia mundial cercada de incertezas e a beira da recessão, o lançamento de tantas novidades tecnológicas ao mesmo tempo encontrou um mercado bem menos sedento do que se imaginava. Crianças agradeçam ou Tio Bush. Mas a verdade é que a nova geração de vídeo-games completou um ano sem dizer a que veio.
XBox 360
A Microsoft fez tudo certo. Conseguiu lançar o XBOX 360 quase um ano antes que o PS3. Garantiu vários lançamentos exclusivos para o console. Só não conseguiu vencer a natural desconfiança que qualquer produto com a marca Microsoft impõe. O sucesso de Halo 3 e da série Madden só confirmam a força do XBOX nos Estados Unidos. O resto do mundo ainda não parece muito convencido. Tanto que 2007 será o primeiro ano, desde sua criação, que a Microsoft Games conseguirá, ao que tudo indica, algum lucro no encerramento do seu ano fiscal.
PS3
Depois de dominar o mercado de games por quase uma década com Playstation I e II, a Sony ficou convencida demais e resolveu ignorar todos os preceitos básicos quanto ao lançamento de um novo produto. O PS3 era mais caro que seus concorrentes diretos, tinha menos games no seu dia de lançamento, e continua tendo menos games hoje. Quem investiu no grill de última geração da Sony ainda está esperando por resultados. O PS3 parece ser um investimento para longo prazo. Talvez para próxima geração...
Wii
Jogadores casuais dominam. A cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, que o diga. Um nome ridículo, um controle masturbatório e temos o maior sucesso da nova geração. O grande problema com o Wii é que jogadores casuais, em geral, só jogam games consagrados. Ou melhor só jogam bons games. E isso está em falta no Wii. O fato que o novo console da Nintendo é inferior em sua capacidade de processamento tanto ao XBOX 360 quanto ao PS3 também não ajuda muito. Pois isso torna a transposição de games desses consoles para o Wii uma tarefa bastante complicada. A Nintendo parece ter ganho a batalha, mas a guerra serão outros 450 ou 360...
Windows Vista
A Microsoft fez tudo quase certo. Ela tinha que meter os pés pelas mãos com o Windows Vista. A Microsoft, inicialmente, tentou vender a idéia que o Windows Vista era um sistema operacional ideal para jogos. Tipo já existia um sistema assim: ele se chamava XBOX 360. E o pior: sai mais barato investir num XBOX 360 do que num computador de última geração para rodar o Vista. Com o Windows Vista a Microsoft parece querer abandonar o mundo coorporativo, que aos poucos vai imigrando para o sistema Linux, e investir num tipo de usuário casca-grossa que está interessado apenas em bijuterias. Mas essas criaturas vão continuar usando Macintoshes da vida. Alguns especialistas já estão comparando o Windows Vista com o ME. Sem falar que a demora para lançar o primeiro e altamente necessário service pack parece sugerir que o futuro do novo sistema operacional é incerto.
Blu-Ray vs. HD DVD
Na esteira da guerra entre o PS3 e o XBOX 360 vem a bisonha batalha entre os substitutos do DVD. Sony e Microsoft resolveram bagunçar o correto e lançar duas novas mídias digitais de armazenamento de dados sem que ninguém estivesse muito interessado nisso. O público consumidor que o diga. A indústria cinematográfica já percebeu que ter dois formatos não é um bom negócio. Pois significa ter que pagar direitos autorais em dobro. O que foi um dos pivôs da atual greve dos roteiristas de Hollywood, a primeira desde 1988. A coisa toda parece empacada, o Blu-Ray apesar de mais caro leva alguma vantagem, mas com HD-DVD players sendo vendidos a 100 dólares talvez isso mude. Enquanto isso o DVD ainda parece ter uma sobrevida pela frente, afinal só agora os desenvolvedores de games estão conseguindo encher totalmente um DVD de dupla face com conteúdo. Sem falar que ninguém parece muito inclinado em substituir seus recém comprados DVDs por Blu-Rays ou. HD-DVDs. O que convenhamos não é nem de longe como a transição do vinil para CD.