Cursos práticos para desempregados Escritor de Novelas A ZeroZen uma revista cada vez mais preocupada com o destino da Terra Terra Nostra resolveu revelar um dos segredos mais bem guardados da Rede Globo: o seu manual de como escrever uma telenovela. Todos os grandes autores leram estas dicas e hoje estão milionários. Siga a risca estas dicas e logo você estará escrevendo a novela das oito.
1 - Toda a novela que se preza tem um número gigantesco de personagens divididos entre dois grupos: os pobres e os ricos.
2 - Um garota(o) rica deve se apaixonar por um(a) garoto(a) pobre.
3 - O namoro só vai funcionar no último capítulo. Até lá eles irão se odiar de morte.
4 - O casal principal deve ter outros relacionamentos para incrementar a trama. Por exemplo A é o mocinho e B é a heroína. Durante a novela deve acontecer algo como. A conhece B e se apaixona. B recusa A por ser pobre. A começa a trabalhar se envolve com C tem uma caso com D (que é irmã de A). Conhece E e vai morar na Europa, mas descobre, depois de ter comido meio elenco, que B sempre foi seu grande amor.
5 - Novela que é novela termina com uma festa cheia de casamentos. Todo mundo casa com tudo mundo, até mesmo aquele figurante que apareceu só no capítulo 12.
6 - Toda novela que se preze tem um vilão. E quanto mais vilanesco melhor.
7 - Os atores coadjuvantes podem aproveitados, mas só se a dupla principal não estiver, literalmente, dando certo. Aliás todos os coadjuvantes quanto não forem personagens engraçados devem ser aliados do mocinho ou do vilão.
8 - Nas novelas o adultério masculino é perdoado o feminino dá cadeia e pena de morte.
9 - O merchandising é liberado. Vale tudo para vender mais. Frases do tipo: "Mas esse banco funciona mesmo " ou "É bom esse molho de tomate" são muito bem aceitas.
10 - Finalmente lembre-se que novela de época é só no que diz respeito ao figurino e ao cenário. Não tenha medo de colocar um paulista dizendo "orra, meu!" em 1818.
P.S. - Resumindo escrever novelas é fácil, o difícil é assistir...