Só tem um time gaúcho na Libertadores 2009 e é o Grêmio...

Deu a lógica. Finalmente, depois de 37 angustiantes rodadas, o torcedor gremista pode estufar o peito de alegria. O objetivo principal da disputa do Campeonato Brasileiro foi alcançado. O Grêmio é o único - repito - único time gaúcho na Libertadores 2009. Ou seja, tudo está em seu devido lugar no futebol do Rio Grande do Sul...

Como sempre tem acontecido com a equipe treinada por Celso, o transtorno bi-polar se manifestou mais uma vez. Todavia, para azar do Ipatinga, desta vez o Grêmio jogou muito bem. Apesar de levar um susto logo no início da partida. Aos cinco minutos, Afonso desceu pelo setor direito do ataque e cruzou para a área. Depois de ver Ferreira passar pela bola, o boliviano Pablo Escobar só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio. Possivelmente foi o gol mais importante da carreira dele (sem trocadilho).

Mas o Grêmio não demorou muito para empatar. Aos 12 minutos de jogo, o centroavante Marcel subiu mais que a zaga mineira depois de um cruzamento na área e testou para as redes. Sim, era mesmo um dia especial para o tricolor gaúcho. Até mesmo o Marcel estava fazendo gol...

A partir daí só deu Grêmio. Foi um constrangedor banho de bola. O pobre Ipatinga só conseguiu resistir até os 23min da primeira etapa. Depois de afastar um cruzamento de Tcheco, os defensores do Ipatinga ficaram olhando o zagueiro Jean aproveitar o levantamento de Souza e cabecear para as redes.

O Ipatinga simplesmente desabou. Seus jogadores passaram a exibir um olhar sorumbático, taciturno e macambúzio. Aos 28 minutos, o time mineiro errou um passe na saída de bola e deixou o atacante Marcel livre, que só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro Fred.

Pára tudo! Dois gols de Marcel? Nesta hora a torcida gremista percebeu que a rodada estava a totalmente a favor da equipe comandada por Celso Roth. Para cavar de vez a sepultura do Ipatinga e mandar o time mineiro de volta à segundona, aos oito minutos, após longo lançamento, Jean escorou de cabeça para o meio da área, a bola passou pelo goleiro adversário e o zagueiro Léo só teve o trabalho de tocar para as redes.

Pronto! Uma goleada de 4 a 1 e a classificação assegurada para a Libertadores de 2009. Aliás, vale repetir o Grêmio - e somente o Grêmio - é o único time com vaga assegurada na Libertadores do ano que vem. O mais interessante foi que o São Paulo resolveu amarelar e empatou com o Fluminense no Estádio do Morumbi, em 1 a 1.

Agora, o Grêmio tem de vencer o Atlético-MG em casa e torcer por uma derrota do São Paulo que joga fora de casa contra o Goiás. É muito difícil, praticamente impossível. Em caso de título valeria até o lançamento de um DVD. O título até poderia ser: "A Batalha contra os Bambis". Pensando bem, é melhor deixar pra lá...

Jarbas Schier