Grêmio: rever expectativas e estabelecer prioridades

Os leitores mais antigos da ZeroZen sabem que esta não é apenas mais uma revista digital. É uma espécie de guia prático para a vida. Os nossos colunistas já avisaram várias vezes: se não conseguir vencer, aproveite para obter uma derrota espetacular. E justamente esse é o caso do Grêmio. É hora rever expectativas e estabelecer prioridades...

Sejamos francos, depois da bisonha derrota para o ridículo, pífio, patético e (acrescente aqui o seu palavrão furibundo predileto) time do Vitória, o Grêmio deu adeus ao sonho do título do Campeonato Brasileiro. Perder para uma equipe tão ruim é triste. Deprimente é perder para equipe ruim, treinada por um técnico ainda pior: Wagner Mancini.

O jogo foi digno do transtorno bi-polar gremista. No primeiro tempo, a equipe de Celso Roth aplicou um banho de bola tanto técnico quanto tático. O resultado de 1 X 0 para o tricolor gaúcho ao final dos 45 minutos iniciais era de uma injustiça brutal. O Grêmio já deveria estar goleando, mas graças a tradicional incompetência do seu ataque o único gol da partida foi marcado pelo próprio Vitória.

No início do segundo tempo, o Vitória empatou no único lance de lucidez da equipe treinada por Wagner Mancini. Logo depois, o jogador Amaral, do Grêmio, foi expulso injustamente. Daí para frente, o tricolor gaúcho não produziu mais nada. Foi dominado pelo Vitória e perdeu de 4 X 2. Ao mesmo tempo, o São Paulo venceu o Vasco em São Januário e ficou a um passo do título.

Neste momento o que resta aos gremistas? A resposta é absurdamente simples. É hora de Celso Roth fazer sua preleção usando o For Losers Only como fonte de inspiração para os jogadores. O time precisa rever expectativas e estabelecer prioridades.

Se o Campeonato foi para o espaço, o mesmo não se pode dizer da Libertadores. Em dois jogos (contra Ipatinga e Atlético Mineiro) o Grêmio precisa fazer quatro pontos. Não é uma missão impossivel, muito pelo contrário. Claro, somente um campeonato tão irritantemente equilibrado o tricolor gaúcho ainda tem possibilidades de ficar fora da Libertadores.

Por isso, agora todo o cuidado é ponto. O Grêmio precisa armar uma retranca contra o lanterna Ipatinga, garantir um glorioso 0 X 0 e transferir a decisão para o Olímpico enfrentando o Atlético e garantindo a classificação na base da raça e da superação. Nada pode ser mais gremista do que isso...

Lembre-se sempre das frases de conforto e solidariedade que devem acompanhar um gremista em sua existência:

Libertadores é o objetivo. O título do Brasileiro é só um detalhe.

Empatar é não perder. Por isso, é sempre um bom resultado.

O Grêmio não respeita estatísticas. Tanto para o bem como para o mal.

As coisas pioram durante o campeonato. Por isso, faça um primeiro turno excepcional

Aprenda a perder. Com Celso Roth no comando da equipe e Marcel no ataque você vai precisar...

Jarbas Schier