O Grêmio pode virar piada de Portuguesa

Um dos problemas de ser gremista é estar sempre certo. Mesmo com a liderança, a torcida já percebeu que algo não vai bem no Estádio Olímpico. Há um clima de apocalipse no ar. O time não está jogando bem e desperdiçou uma chance decisiva ao perder para Portuguesa, por 2 a 0 no Estádio do Canindé.

E, antes de mais nada, uma coisa tem de ficar clara. O time da Portuguesa é ridículo, pátético e limitado. Apesar de toda a fraqueza do adversário, o Grêmio do técnico Celso Roth sucumbiu de maneira bizarra. A derrota pode ter atrapalhado de maneira definitiva o título do campeonato brasileiro.

O fato é que o jogo esteve relativamente equilibrado até os sete minutos do segundo tempo quando o técnico Celso Roth foi forçado a substituir o volante Rafael Carioca, que sentiu uma lesão. Em seu lugar entrou o uruguaio Orteman, uma das piores figuras em campo. A retranca armada pelo treinador gremista desandou.

Aos 10min, Preto fez uma linda jogada no meio e quase abriu o placar para a equipe anfitriã: após aplicar um belo corte seco na marcação, o meia chutou rasteiro de fora da área e Victor se espalmou e mandou a bola para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Athirson levantou a bola no primeiro pau e Réver tentou afastar o perigo. Mas a bola acabou sobrando no alto da pequena área para o zagueiro Ediglê, que testou firme e sem marcação para o fundo das redes.

Como castigo para uma péssima atuação, a Portuguesa ampliou aos 46 minutos. Em um contra-ataque, Héverton lançou Edno, que invadiu a área, driblou Victor e empurrou para o gol.

O Grêmio terminou a jornada com 56 pontos. Cruzeiro e Palmeiras, respectivamente em segundo e terceiro, vem logo atrás com 55. O São Paulo fecha a zona de classificação para a Copa Libertadores, em quarto, com 53.

Não é mistério para ninguém que o tricolor gaúcho terá dois jogos terríveis pela frente. Ele enfrenta o Cruzeiro no Mineirão e o Palmeias no Parque Antartica. Se continuar apresentado o mesmo futebol medíocre como o jogado contra a Portuguesa, será goleado em ambas as partidas.

Parece ruim? A situação é ainda pior, pois a briga pela Libertadores pegou fogo. Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Flamengo continuam em uma disputa acirrada. Até mesmo o que parecia certo (a participação no maior torneio de futebol da América Latina) está ameaçado.

Há um desespero palpável no Estádio Olímpico. O medo se espalhou pelas arquibancadas e a tragédia está batendo na porta. Mesmo assim, o Grêmio ainda pode ter um final de ano feliz. O problema é que cada ponto perdido é um passo em direção ao abismo. E o tricolor corre um sério risco de virar piada de português e de Portuguesa...

Jarbas Schier