Grêmio carimba o passaporte para o nada

O campeonato brasileiro acabou. O São Paulo já é campeão. Nada mais justo, o time paulista tem o melhor elenco e a melhor defesa. Aliás, a equipe é tão boa que nem mesmo o técnico Muricy Ramalho consegue estragar. O restante das equipes vai fazer figuração até o final da tabela.

Claro, alguém pode obtemperar que o Cruzeiro tem chances. Bem, digamos que a missão é tão fácil como ganhar 20 vezes seguidas na loteria esportiva. O time mineiro, apesar de todo esforço da imprensa para promover o campeonato, deve ficar mesmo com a honrosa vice-liderança. Mas é a dupla Gre-Nal? Qual será o destino dos times gaúchos?

Bem, o Inter, como era previsto, segue fazendo fiasco. Não há dúvida de que o colorado tem um plantel de respeito. Depois de patinar rodada após rodada com o técnico Gallo, resolveu entrar em uma espécie de túnel do tempo e contratar novamente o Abel Braga. Sim, ele mesmo que saiu do clube para conquistar uma vaga no disputado mercado europeu e ficou quatro meses parado estudando propostas que nunca chegaram.

Aliás, isto é uma prova clara de que, se o Inter ainda não percebeu como foi campeão mundial, todo o restante do planeta Terra sabe que a vitória no Japão foi uma fatalidade, um brutal equívoco da natureza. Diga-se de passagem, o Inter ainda conseguiu pagar o mico do ano ao colocar o nome da Fifa em seu letreiro, coisa proibida pela entidade. Porém, isto é assunto para uma outra corneta.

E o Grêmio? Infelizmente, o único clube gaúcho com reais condições de chegar à Copa Libertadores parece ter largado o campeonato de mão. O tricolor tem um bom time, mas não tem um bom plantel. A direção gremista, se contratasse três ou quatro reforços, levaria a equipe comandada por Mano Menezes a ser um forte candidato ao título.

Porém, o tricolor gaúcho parece um funcionário público em fim de carreira. Ele sabe que não vai vencer, mas também sabe que não vai cair para a segunda divisão. Então, o Grêmio fica contente em carimbar um passaporte para o nada. Se tiver sorte, obtém a vaga na Sul-Americana.

O mais irritante, contudo, é que o Grêmio tem todas as chances de chegar novamente à Libertadores. E vai desperdiçar essa oportunidade preciosa por uma preguiça brutal da direção. Vale notar que o tricolor está mais interessado em quitar dívidas, pois vendeu Lucas, Lúcio e Carlos Eduardo do que vencer algum campeonato.

Enfim, enquanto o Inter afunda, o Grêmio se resigna a ficar no pelotão intermediário, resta ao Juventude lutar para escapar do rebaixamento. Realmente, este é um ano difícil para o futebol gaúcho.

Jarbas Schier