Grêmio perde e vai para a Série B (da América Latina)

O Grêmio se despediu de 2024 de forma melancólica. Perdeu de 3 a 0 para o Corinthians na Arena. Sobrou para tricolor disputar a série B da América Latina. Ou seja, a equipe comandada por Renato Portaluppi conseguiu a última vaga da Copa Sul-americana.

O tricolor terminou o campeonato com 45 pontos, ficou na 14ª colocação. Foi a mesma pontuação do Juventude. O Grêmio só conseguiu a vaga na Copa Sul-americana pelos critérios de desempate! É lamentável. Definitivamente 2024 é um ano para ser esquecido.

Mas e o jogo? Bem, o Corinthians dominou a partida. Foi superior o tempo todo. Dá para reclamar da arbitragem? Sim. Foi penalti em Soteldo. Mas a arbitragem não viu. O VAR também não enxergou. Quem manda o atacante gremista ter menos de 1 metro?

A partida também marcou a despedida do ídolo Geromel. O zagueiro deixou um presente de despedida meio idigesto. Aos 43 minutos, Yuri Alberto foi derrubado por Geromel dentro da área. Foi um lance complicado. Mas o VAR confirmou o pênalti foi marcado. O centroavante corintiano bateu com categoria e abriu o placar.

Se o primeiro tempo foi ruim, a segunda etapa foi ainda pior. Renato colocou Cristaldo no lugar de Diego Costa. A mudança não surtiu efeito. Aos 21 minutos, Geromel saiu de campo sob muitos aplausos da torcida, dos companheiros e do time adversários. O zagueiro foi substituído por Pepê e se despediu do futebol. Aos 33 minutos, houve aquela clássica confusão em campo. Muito bate-boca, muito empurra-empurra, mas no final, após análise no VAR, somente Dodi e Martínez foram expulsos por confusão.

Com a zaga desmanchada, com um sistema tático inesxistente, o Grêmio sucumbiu. Aos 42 minutos, Romero cruzou e Charles desviou de cabeça para o fundo das redes. Só que ainda teve espaço para mais. Nos acréscimos, em um rápido contra-ataque, Alex Santana finalizou com força. Caíque fez uma grande defesa. No rebote, Memphis Depay emendou de voleio e marcou um golaço.

Resta agora a melancolia de encerrar 2024 com o título do campeonato gaúcho e mais nada. Com uma folha salarial de 16 milhões de reais e um lote de bons jogadores, o Grêmio fez como a maioria dos brasileiros e terminou o ano devendo...

P.S. - Depois da derrota o Grêmio optou por não renovar com Renato Portaluppi. Agora é preciso trocar toda a comissão técnica para 2025. Parece que vai ser aquela velha história repetida pela ZeroZen: feliz 2026, porque 2025 não vai prestar...

Jarbas Schier